domingo , 5 abril 2020
Meia RIO 2020 topo

Publicidade

Ínicio / Blog do Colucci / A Tocha da discórdia

A Tocha da discórdia

Faltam menos de 10 dias para o início da Olimpíada Rio 2016, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, a chama olímpica está no Brasil desde abril percorrendo as cidades e levando a mensagem dos Jogos Olimpicos.

Agora vem a principal pergunta:

  • Qual é a mensagem dos jogos olímpicos? Qual o real significado da chama olímpica? O que representa a tocha?

Essas respostas não foram respondidas e nem viralizaram na internet, as crianças nem imaginam, as pessoas em geral só ficaram sabendo que a tocha existe ou passou pela cidade quando as bizarrices aconteceram.

Teve onça morta, quedas, atropelamentos e muitas notícias, comentários, compartilhamentos sobre condutores e quase-condutores(sim, teve funkeiro acusado de assédio que quase foi condutor, mas foi retirado a tempo de mais um escândalo), questionamentos sobre as escolhas, sobre o que essas pessoas fizeram ou fazem em prol do esporte olímpico ou não.

O festival de Bizarrices com a tocha da discórdia APAGOU o brilho dos verdadeiros heróis olímpicos do Brasil.

Mais uma vez no Brasil os valores foram invertidos.

Os holofotes que deveriam ser voltados para os esportistas e atletas, para as pessoas que através do esporte se destacaram e mereciam carregar e honrar o símbolo máximo dos jogos Olímpicos  foi direcionado para celebridades, sub-celebridades, empresários e políticos.

Triste, mas totalmente dentro do esperado. Simplesmente, A cara do Brasil!

No fim do ano passado eu fui indicado e aprovado para ser condutor da tocha, precisava participar de uma “gincana” em busca de “likes/curtidas” divulgando a tocha e os principalmente os patrocinadores(nunca explicando o real motivo da existência da chama olímpica) e compartilhar o pedido de votos pelo mundão afora, uma situação que foi inclusive requisitada para condutores já convidados e confirmados a fim de promover a marca passagem da tocha.

Eu não fiz campanha, na verdade nem procurei o site ou link que eu deveria solicitar os votos, nem eu tive vontade ou coragem de votar em mim para conduzir a tocha. Tem coisas que são auto-explicativas, se seriam 12.000 condutores eu queria ver 12.000 atletas ou treinadores que já representaram o país carregando o símbolo máximo da competição que une os povos dos cinco continentes.

Eu, com 13 anos de corrida, mais de 600 medalhas, alguns troféus e 41 anos de atividades físicas amadoras e recreativas não me considerei apto para carregar a tocha olímpica, torci para que atletas e esportistas tivessem essa honra e me representassem.

Infelizmente o que vi até agora foi um festival de desconhecidos não esportistas, de bizarrices, de muitas pessoas sem a mínima condição para ir caminhando até a esquina ostentando a tocha como representantes do povo.

Eu devo estar errado, essa deve ser a verdadeira cara do Brasil. O famoso pão e circo.

Só acho que não era necessário essa exposição toda. Seria mais bonito fazer algo mais claro, menos obscuro e de preferência VOLTADO AO ESPORTE.

Acredito que as celebridadesOlympic_rings_without_rims.svg, políticos, empresários, artistas em geral poderiam participar da festa, mas não como condutores e sim como convidados das áreas vips, das celebrações, dos eventos restritos. Penso que a caminhada da tocha deveria ser feita por atletas olímpicos e paralímpicos, os representantes da nação nos Jogos e seus treinadores, os treinadores e PRINCIPALMENTE por crianças que podem vir a representar o país no futuro.

Amigos queridos foram condutores da tocha, aqui em São Paulo e em outras cidades, pessoas ligadas ao esporte, atletas e ex-atletas que foram convidados pelos patrocinadores, alguns tiveram até que criar suspense, expectativa, solicitar curtidas em votação, mas já sabendo que seriam escalados. Uma situação um tanto desgastante para um ato tão grandioso.

No último domingo, na passagem da tocha pela capital paulistana, eu aproveitei a bela manhã de sol para treinar e ver a festa. Acompanhei por 10 km na região do Parque do Ibirapuera o tour da tocha, e pude conferir “in loco” os contrastes do revezamento.

Enquanto as celebridades, atores globais e famosos da internet tinham uma multidão cercando-os para protegê-los do povo, os totalmente desconhecidos ficavam esperando sozinhos a sua vez com a tocha apagada na mão. Algumas pessoas passavam e tiravam fotos com eles nesses segundos de famosidade, nem parentes e nem amigos estavam por perto para registrar o momento.

Durante esses 10 kms fotografei quase todos, pelo menos todos que eu consegui ver, alguns estavam tão apagados e escondidos que nem com o fogo da chama apareciam.

A festa pelo percurso estava muito animada, a curiosidade para ver quem estava conduzindo a tocha era grande, mesmo ninguém conseguindo ver muita coisa das calçadas devido a barreira da segurança. O carro a frente dos condutores estava filmando e registrando cada respiro e também todas as bizarrices.

A festa continua, agora as bizarrices estão acontecendo na chegada das delegações na vila olímpica, afinal sete ou mais anos não foi tempo suficiente para terminar as instalações.

Os Jogos vão começar, assistirei o que for possível ou o que for interessante para as televisões, não me matei por ingressos, não me cadastrei para chegar mais perto e nem me convidei para ser convidado.

A torcida será grande pelo esporte e pelos brasileiros, verdadeiros heróis que sem apoio nenhum ou quase nenhum conseguem se classificar para participar da maior competição do planeta.

Confira abaixo as imagens com alguns momentos do treino de domingo.

Galeria Tocha

Colucci

Blog e Run

SempreCorrendo.com.br

Sobre Antonio Colucci

Um corredor que escreve, 'RunPorter' e Pai do Diego. Correndo desde 2004; Escrevendo desde 2007; Pai do Diego desde 2008; Maratonista desde 2009.

Veja também

Lives para FICAR EM CASA, em forma e treinando

Uma ótima forma de se exercitar sem sair de casa ou uma forma de ficar …

Concorra inscrições de provas, camisetas e brindes.

Cadastre-se na nossa newsletter e saiba de tudo .

Obrigado! Foi enviado um email de confirmação para você.