sábado , 20 abril 2024
Track Field topo 10%

Publicidade

Ínicio / Blog do Colucci / Corrida em fuga rende mais que o planejado

Corrida em fuga rende mais que o planejado

Em maio, no dia 07, acontecerá simultaneamente em vários países do mundo a corrida sem linha de chegada Wings for Life.

É aquela corrida maluca que tem hora para começar mas não tem limite de kms para terminar. No Brasil acontecerá mais uma vez em Brasília e  além de não ter linha de chegada, o valor arrecadado com as inscrições no mundo todo são destinados a pesquisa da cura da lesão na medula espinhal.

Quero participar, mas não posso estar em Brasília na data.

Se você não pode ir até Brasília ou uma das 24 cidades do mundo onde acontecerá a corrida, clique no botão acima e saiba como colaborar, participar da prova e fugir do carro pelo app do telefone.

Em 2016, estive em Brasília, corri 30 kms sendo os últimos os mais rápidos, fugindo da possível chegada do catcher car. Não participei dessa pesquisa mas posso garantir que consegui correr um pouco a mais que o planejado, é uma aventura correr sem saber o destino fazendo contas e imaginando que a qualquer momento um carro chegará a seu lado e sua corrida terminará no meio do nada, no meio do desconhecido.(não, você não vai ficar abandonado no km 30 ou qualquer outro trecho da prova, vários ônibus ficam passando pelo percurso recolhendo os corredores que vão sendo alcançados pelo catcher car).

Essa corrida é uma experiência muito bacana, vale a pena correr e mais ainda contribuir com essa pesquisa que pode revolucionar o mundo.

Eu e o Portal Sempre Correndo ainda não temos a presença confirmada de participar esse ano em Brasília da prova, mas TODOS OS AMIGOS que forem participar da corrida podem correr pela EQUIPE SEMPRE CORRENDO.

O Team SempreCorrendo além de apoiar a causa, incentivar a prática da corrida vai postar aqui e nos nossos canais a experiência de cada participante na prova.

 

      FAÇA PARTE DO

TEAM SEMPRE CORRENDO

Bons treinos e até dia 07 de maio na fuga por mais kms.

 

Colucci

Blog e Run

 

Pesquisa aponta que ser “perseguido” faz atletas correrem mais

Para cerca de 38% dos entrevistados, essa sensação de fuga faz com que consigam correr de 5 a 15 km a mais do que o esperado

Correr mais quilômetros em menos tempo é, geralmente, o objetivo principal dos amantes da corrida, sejam profissionais ou não. Muitas são as possibilidades de treino para atingir essa meta – entre elas, “simular” a fuga de algo que está atrás de você. A sensação de estar sendo perseguido ajuda as pessoas a correrem mais rápido e mais longe, segundo pesquisa realizada com corredores no Facebook. Essa é exatamente a experiência que milhares de participantes têm durante a Wings For Life World Run, prova conhecida por não ter uma linha de chegada fixa e que acontece simultaneamente em 24 cidades ao redor do mundo, incluindo Brasília (DF), no dia 7 de maio.

Com um conceito inovador, a corrida dá a oportunidade para que qualquer pessoa participe do evento, independentemente do nível de treinamento. Ao contrário dos eventos tradicionais, os participantes não têm que cruzar uma linha de chegada. O chamado “Catcher Car” (carro perseguidor) larga 30 minutos depois dos competidores e vai aumentando a velocidade gradativamente, alcançando um por um. O último a ser ultrapassado pelo veículo é o campeão do evento.

Mais de 2.400 pessoas responderam a uma pesquisa no Facebook sobre suas experiências na Wings For Life World Run, o que resultou na conclusão de que o fator “perseguição” é um grande motivador. Grande parte dos participantes afirmou ter tido um desempenho melhor do que o esperado na prova:

– 24.3% corre 5 km a mais do que o esperado

– 38.1% corre de 5 a 15 km a mais do que o esperado

– 28.7% corre de 15 a 30 km a mais do que o esperado

– 8.9% corre mais de 30 km a mais do que o esperado

Esses resultados também refletem a marca incrível de Letícia Saltori, que venceu a Wings For Life World Run 2016 no Brasil, entre as mulheres. Ela correu 51 km no ano passado, quando esperava fazer pouco menos de 40 km.

“É um formato totalmente diferente do que estamos acostumados. Não dá para saber quantos kms você vai aguentar a correr, e isso faz parte da história de superação que a corrida propõe. Cada metro faz a diferença”, conta Letícia. “A Wings For Life World Run é uma prova para todos. Não é preciso, necessariamente, um preparo físico, basta a pessoa querer correr. É legal treinar para ‘fugir’ de algo que está atrás de você, e não para alcançar algo que está lá na frente”, completa.

Não apenas atletas, mas também pesquisadores concordam que adicionar esse elemento “perseguidor” pode ajudar no desempenho durante a corrida. “Pesquisas mostram que o ‘medo’ faz parte do nosso ‘kit’ de sobrevivência evolutiva”, diz a psicóloga Rhonda Cohen, da Universidade britânica de Middlesex e autora do livro “Sport Psychology: Optimising Human Performance”. “Ser seguido por alguma coisa desenvolve um certo medo saudável na pessoa, que acaba se tornando uma grande motivação”, acrescenta.

Em 2016, mais de 130 mil pessoas de 193 nacionalidades se inscreveram para a Wings For Life World Run, participando do evento em 33 países. Em 2017, a prova acontecerá em 24 cidades ao redor do mundo, como Milão (ITA), Santiago (CHI), Breda (HOL), Valencia (ESP) e Brasília (DF), no dia 7 de maio. As inscrições já estão abertas e todo o valor arrecadado será revertido para pesquisas que buscam a cura da lesão na medula espinhal.

Serviço
Wings For Life World Run
Data/Horário: 7 de maio de 2017, a partir das 8h (horário de Brasília)
Local: Brasília (DF)
INSCRIÇÕES AQUI

 

SempreCorrendo.com.br

Sobre Antonio Colucci

Um corredor que escreve, 'RunPorter' e Pai do Diego. Correndo desde 2004; Escrevendo desde 2007; Pai do Diego desde 2008; Maratonista desde 2009.

Veja também

Bota pra Correr Vale dos Vinhedos – A corrida que não teve

Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul foi o palco escolhido para mais uma …

Concorra inscrições de provas, camisetas e brindes.

Cadastre-se na nossa newsletter e saiba de tudo .

Obrigado! Foi enviado um email de confirmação para você.