terça-feira , 23 abril 2024
Track Field topo 10%

Publicidade

Ínicio / Corridas / Corrida de Rua / 10 km / Os 10km mais rápidos do Brasil – TribunaFM-Unilus
89 anos e 10kms depois

Os 10km mais rápidos do Brasil – TribunaFM-Unilus

Blog e Run

Logo Blog e Run 2016Foi em Santos, litoral de São Paulo, no último domingo, dia 15 de maio de 2016.

Segunda-feira, 16 de maio de 2016 – o dia depois dos recordes

Que a corrida 10 kms da Tribuna FM – Unilus é comprovadamente a prova mais rápida do Brasil todo mundo sabe, os números estão aí para confirmar. Nos últimos anos a data sempre tinha alguma outra prova programada para eu participar, ou a Maratona de São Paulo no último ano ou por alguns anos a Corrida da Ponte Rio-Niterói e sempre a minha estreia em Santos acabava ficando para o ano seguinte.

Enfim o ano seguinte chegou e graças  a indecisão ou indefinição da data da Golden Asics  no Rio, confirmei minha presença na corrida da praia paulista. Correr 10 km nunca foi minha distância preferida para baixar tempo. Sempre tento melhorar nos 5kms, nos 21kms e na maratona, mas os 10kms não é minha preferência. Gosto de correr marcando ritmo ou em percursos difíceis buscar os 4’30″/km de média e já fico satisfeito.

A última vez que me concentrei para os 10kms foi na Adidas Boost do Rio de Janeiro 2015 e lá registrei meu recorde na distância.  Quando confirmei minha participação em Santos tinha a ideia de melhorar essa marca, mas a ideia foi totalmente esquecida no dia que confirmei a Corrida Eu Atleta noturna, marcada para a véspera, em Barueri.

A partir desse momento, a corrida santista seria somente para conhecer a tão famosa e rápida competição que é conhecida como a São Silvestre do litoral com seus 21.200 inscritos e a grande festa pelas ruas de Santos.

A cidade de Santos abraça a prova, são formadas equipes que sozinhas são mais volumosas que muitas corridas da capital e a concentração antes da largada já mostra o tamanho da festa. A grande diferença para qualquer outra corrida é a separação por ondas, e o respeito pelos locais previamente indicados. Até os corredores mais rápidos se estão com o numeral do pelotão da largada seguinte, respeita, larga depois e busca sua devida colocação na pista.

O percurso é totalmente plano, e mesmo se tiver alguma inclinação no caminho, o psicológico informa que é tudo reto e você volta a acelerar.

O único problema dessa corrida são as tentações no caminho. Logo no início, antes do segundo km já tinha uma turma com chopp, cerveja e todo tipo de hidratação para desconcentrar até o mais rápido do mundo, mais a frente, outra turma fazendo churrasco e aquele cheiro maravilhoso te chamando para um pit-stop e perto do fim tem a praia e seus quiosques para acabar com qualquer performance.

Agora, se você se inscreveu, largou, correu e não viu nada disso ou conseguiu resistir a tantas tentações, é quase certo que fez uma ótima prova e muito provavelmente bateu seu recorde pessoal.

Eu como corri sem a câmera para registrar essas imagens e com o fone de ouvido curtindo um som sem fios diretamente do meu GPS, consegui resistir a essas tentações e acelerar da largada até cruzar a linha de chegada e cravar um novo recorde nos 10kms, mesmo depois de ter melhorado meu tempo com novo recorde nos 5km na noite anterior em Barueri/SP.

O tempo ainda não é oficial, mas qualquer que seja o meu resultado na 31ª 10km Tribuna FM -Unilus já será mais rápido que o meu melhor tempo até a data.

No meu TomTom registrou 41’01” e no relógio da prova quando passei lembro de ter visto 41’13” no tempo bruto. Por falar em relógio, só olhei meu GPS na placa do km 5 e vi que estava ainda mais rápido que os 5kms da noite anterior. Esse foi o estímulo para não olhar mais para o relógio, nem para os lados e simplesmente acelerar rumo a linha de chegada. Deu certo!

A prova realmente merece todos os elogios, quem busca melhorar tempo, esse é o local. Quem busca diversão e confraternização também pode ir sem preocupação e curtir cada km dessa grande festa que foi vencida pelos africanos(confira aqui no site as matérias da prova), e o melhor brasileiro foi o 4° colocado Gladson Barboza do ECP-Esporte Clube Pinheiros com o tempo de 29’34” e que nos contou qual seu próximo objetivo. Confira:

Parabéns Gladson pela prova. Estamos na torcida,

Outra curiosidade dessa prova foi a chegada do último colocado com mais de 3h:32 do tempo bruto, possivelmente 3 horas de caminhada do senhorzinho de 89 anos que pratica corrida/caminhada há 8 anos. Conforme me contou a filha dele, assistindo a corrida da Tribuna ele resolveu que participaria da prova e nos últimos 8 anos não admite ficar de fora dessa grande festa.

Confesso que enquanto esperávamos a chegada do então último colocado, eu não achei legal pelo sacrifício em tanto tempo e por pensar nos próximos dias de dor de quem quer que fosse, ninguém merece esse sofrimento e muito menos o pessoal da organização/staffs/cronometragem/federação/ambulância/médicos/seguranças/ imprensa ter que ficar esperando para poder finalizar o evento e ir embora depois de um trabalho intenso, mas ao ver a satisfação do senhorzinho recebendo a medalha e a alegria da filha em ver que tudo tinha terminado bem, até quase mudei de ideia.

A cena foi bonita, a história é bonita, o momento foi marcante.

Mas, não recomendo a ninguém um esforço desse tamanho, muito menos para pessoas de idade.  Parabéns ao senhorzinho de 89 anos pela vida ativa, mas 10kms mesmo plano é um esforço muito grande, chegar com o sol do meio dia brilhando na praia não é nada aconselhável.

A prova continua sendo a mais rápida do Brasil, a premiação até o 10° melhor colocado(antes era até o 20°) é o maior atrativo para os melhores corredores do Brasil e alguns africanos venham brigar pelo pódio, merece continuar com todos os elogios desde os mais rápidos até a recepção ao último colocado.

Confira  a galeria  pré e pós prova com amigos e os pódios.

GALERIA 31ª 10Km Tribuna FM Unilus 2016

Quem também marcou presença na premiação além das autoridades da cidade foram os santistas Valmir Nunes, ultra mega campeão e recordista e o triatleta Paulo Miyashiro.

Leia também:

 

Blog e Run

Colucci

SempreCorrendo.com.br

FIQUE LIGADO

CADASTRE-SE no SempreCorrendo.com.br

AVISE-ME das NOVIDADES

SempreCorrendo.com.br

Sobre Antonio Colucci

Um corredor que escreve, 'RunPorter' e Pai do Diego. Correndo desde 2004; Escrevendo desde 2007; Pai do Diego desde 2008; Maratonista desde 2009.

Veja também

Bota pra Correr Vale dos Vinhedos – A corrida que não teve

Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul foi o palco escolhido para mais uma …

Concorra inscrições de provas, camisetas e brindes.

Cadastre-se na nossa newsletter e saiba de tudo .

Obrigado! Foi enviado um email de confirmação para você.