terça-feira , 23 abril 2024
Track Field topo 10%

Publicidade

Ínicio / 60 mais / SP CITY Marathon 2018 – a melhor …

SP CITY Marathon 2018 – a melhor …

Hoje é 07 de agosto, DIA DO MARATONISTA – Data em homenagem a Abebe Bikila e seus feitos memoráveis.

O post abaixo sobre a Maratona SP City era para ter sido publicado antes, mas ficou esquecido.

Agora vendo a tamanha procura pelo Dia do Maratonista no Portal SempreCorrendo é uma boa hora para parabenizar TODOS OS MARATONISTAS do mundo. Afinal, completar uma Maratona é um feito para malucos e esses merecem ser parabenizados.

Boa Leitura e comente sobre, de preferência aqui no portal, pois não conseguimos acompanhar todos os grupos e locais onde são compartilhados os posts.

CURTA facebook.com/SempreCorrendo

 

No último domingo do mês de Julho aconteceu em São Paulo, a São Paulo City Marathon, a segunda maratona da cidade de São Paulo no ano. Quem não queria ou podia correr 42km, tinha a opção de  participar da Meia Maratona que largava ao mesmo tempo parando na metade do caminho.

A prova anunciada como de “Padrão Internacional” e que teve grande repercussão ano passado (leia abaixo) aqui no portal vem se consolidando como a queridinha dos corredores nas mídias sociais. Esse ano a prova teve o apoio/patrocínio da Mizuno e esse patrocínio já foi anunciado a renovação para as próximas edições.

Recebemos os números da Maratona mostrando crescimento de 20% em relação ao ano passado e festejando ser agora a segunda maior maratona em número de concluintes no país com 73 concluintes a mais que a 24 ª edição da Maratona Internacional de São Paulo que aconteceu em abril(4.011 x 3.938 concluintes).


  Assine o Canal SempreCorrendo no Youtube

 em http://youtube.com/semprecorrendo

A prova contou com várias atrações no percurso, teve largada às 06:00 da madrugada, antes mesmo do transporte público começar a funcionar e o preço da inscrição para idosos com aquela matemágica que só prejudica e afasta o idoso que treina sério, e ainda assim os “jovens malandros” correm com o nome do idoso para economizar o dinheirinho do UBER.

O TOP 100 continua “descontrolado”, e muitos questionamentos sobre o formato aparecem no pós prova, e a mulherada reinvindicando que para elas também seja TOP 100(O que nesse caso eu acho exagerado visto que proporcionalmente a quantidade de mulheres concluintes é pequeno).

A prova foi um sucesso nas redes sociais, muitos influenciadores(seja lá o que isso significa) postando loucamente sobre superação, e outras hashtags, muitos recordes batidos e reclamações sobre kms a mais no GPS(isso podia virar novela que nunca será entendido, leia aqui como funciona o GPS).

Entre tantas postagens, algumas surpreendem quem presta um pouquinho de atenção e fica a pergunta no ar:

Como pode alguém correr MAIS RÁPIDO que os primeiros colocados e NÃO SUBIR NO PÓDIO?

CORRIDA: No dicionário significa ato de correr, competição para testar resistência e velocidade. Pelo que aprendi desde criancinha, corrida é onde vários se enfrentam nas mesmas condições com o objetivo de chegar na frente. Quem chega em primeiro é declarado CAMPEÃO e recebe bonificação por esse ato, por essa conquista, por essa vitória sobre os outros concorrentes.

CURTA facebook.com/SempreCorrendo

 

Na SP City Marathon com suas regras e exigências ‘talvez’ confusas, não são só os idosos que são prejudicados, os atletas amadores de performance são ainda muito mais prejudicados e o nivel técnico da prova fica bem abaixo do esperado para uma prova “Nível Internacional”.

Para resumir e não alongar muito, OS MELHORES CORREDORES DO BRASIL não estavam presentes na largada, atleta de Elite aprovado(?) pela organização recebendo número errado sem poder largar na frente com os atletas de elite e os diversos convidados de belas fotos, e para piorar “quase” que o mandam embora com uma medalha TOP 100 e sem subir ao pódio para receber a MERECIDA premiação alegando que o número não era de Elite(erro da própria organização que persiste ainda na classificação).

Quem pode explicar uma regra absurda dessa onde CHEGAR NA FRENTE significa perder?

Não basta ser o mais rápido, precisa ter um advogado para interpretar tais absurdos e sorte para fazer valer o correto(Fato repetido nas 3 edições, porém os atletas mais rápidos não brigam por seus direitos).

Talvez isso e a pequena premiação(comparada com as outras maratonas e meias) possa explicar a ausência dos mais rápidos atletas do país e obviamente do mundo nessa prova padrão internacional.

publicidade

Agora, a cidade de São Paulo tem a SEGUNDA maior Maratona do Brasil em números de concluintes de acordo com os dados da SPCity.  E tem também a TERCEIRA maior Maratona do Brasil em número de concluintes no mês de Abril com a maior premiação para os atletas de Elite e os melhores tempos no masculino e no feminino que é a Maratona Internacional de São Paulo.

A maior do país em número de concluintes é a Maratona do Rio de Janeiro.

De acordo com alguns comentários ouvidos por aí, São Paulo tem duas maratonas, uma para os corredores “RAIZ“com preço de inscrição razoável, respeito aos IDOSOS e premiação atraente para atletas de elite e seus treinadores, e outra maratona “Nutella” onde o objetivo é ostentar seguidores, mesmo que sejam comprados, medalha TOP 100, mesmo que seja cortando caminho e subir no pódio para receber premiação sabendo que outros foram mais rápidos, porém não foram aceitos para largar na elite porque a inscrição é muito cara.

A apuração dos detalhes, caso a caso fica a cargo dos interessados, os elementos comparativos que recebemos são lindos e dignos de aplauso, foram muito bem selecionados e mostram uma grande prova.

SIGA NOSSO INSTAGRAM

Faltou somente o comparativo técnico dos tempos e das premiações para aqueles que justificam ao pé da letra a palavra CORRIDA com muito suor para chegar entre os primeiros.

Parabéns a todos os concluintes nas duas distâncias.

Nesse domingo, muitos corredores viraram maratonistas e meio-maratonistas, fizeram suas estreias e conquistaram mais um cadeadinho para suas redes sociais, mais uma medalha para ficar gravada na memória. Que seja a primeira de muitas!

 

publicidade

Números SPCity 2018

Maratona: 4.011 concluintes apenas nos 42 km,3.262 homens (82%) e 749 mulheres (18%).

Meia-Maratona: A prova teve 8.920 atletas, 5.265 homens (60%) e 3.655 mulheres (40%).

PÓDIO SP CITY MARATHON 2018

Elite 21K Feminino

1- Maria Bernadete – 01h24min14s
2- Larissa Quintao – 01h25min41s
3- Ediane Pires – 01h26min09s
4- Priscila Passarelli – 01h29min40s
5- Maria Silva – 01h30min58s

Elite 21K Masculino

1- Robson Lima – 01h07min41s
2- André Santana – 01h07min53s
3- Geilson Santos – 01h07min59s
4- Vagner Noronha – 01h08min03s
5- Raphael Magalhães – 01h09min38s

Elite 42K Feminino

1- Conceicao Oliveira – 02h55min59s
2- Adriana Silva – 02h58min16s
3- Dione Chillemi – 03h00min49s
4- Daiane Moreira – 03h03min23s
5- Noeme Pereira – 03h04min37s

Elite 42K Masculino

1- Laurindo Neto – 02h20min46s
2- Getu Kuremideksa – 02h23min07s
3- Elisah Chebaswony – 02h24min08s
4- José Luiz da Silva – 02h28min26s
5- Rodrigo Santejo – 02h28min42s

 

 

 

publicidade

Maratona Internacional de São Paulo 2018 – Resultado ELITE

Masculino

1) Solonei da Silva (BRA), 2h15min55seg

2) Wellington Bezerra da Silva (BRA), 2h16min06seg

3) Goodfrey Kosgei (QUE), 2h16min38seg

4) Philip Kiplimo (UGA), 2h16min50seg

5) Paulo Kimutai (QUE), 2h17min18seg

Feminino

1) Andréia Hessel (BRA), 2h40min07seg

2) Shewaye Woldemeskel (ETH), 2h41min37seg

3) Valdilene Silva (BRA), 2h42min38seg

4) Adriana Aparecida da Silva (BRA), 2h42min55seg

5) Carmen Aguilera (PAR), 2h48min03seg

 

 Veja também:

SP City Marathon 2017 – padrão internacional #SQN

Maratona e o que é ser Maratonista? Tem regra?

QUER SABER ANTES PARA NÃO FICAR DE FORA?

AVISE-ME das NOVIDADES

SempreCorrendo.com.br

Sobre Antonio Colucci

Um corredor que escreve, 'RunPorter' e Pai do Diego. Correndo desde 2004; Escrevendo desde 2007; Pai do Diego desde 2008; Maratonista desde 2009.

Veja também

Bota pra Correr Vale dos Vinhedos – A corrida que não teve

Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul foi o palco escolhido para mais uma …

Concorra inscrições de provas, camisetas e brindes.

Cadastre-se na nossa newsletter e saiba de tudo .

Obrigado! Foi enviado um email de confirmação para você.