Largada Circuito Popular Mooca |
Terça-feira, 08 de março de 2016 – Dia Internacional da Mulher
No último domingo várias corridas agitaram a cidade de São Paulo, teve a corrida das princesas no ibirapuera, a corrida só para mulheres Wrun no Jockey e o Circuito Popular de corridas da Prefeitura etapa Mooca.
A ideia do Circuito é fantástica, tem há muito tempo e vem crescendo a cada ano. Junto com esse crescimento, crescem também os problemas.
Muitos corredores e caminhantes ACREDITAM que o circuito é gratuito e que por isso não podem reclamar os direitos que nas corridas “pagas” eles tanto pregam. O que essas pessoas nunca pararam para pensar é que não existe NADA GRÁTIS, alguém está pagando para que esse serviço seja executado.
O formato do circuito é planejado pela secretaria de esportes do município, aprovado pela câmara, pelo prefeito, por quem quer que seja, uma licitação é aberta e as empresas interessadas em executar as provas enviam suas propostas. Após o fim da concorrência pública, a empresa ganhadora da licitação deve entregar conforme o previsto tudo que o que foi combinado e o preço por esse serviço é pago pela prefeitura com o dinheiro arrecadado com impostos e taxas.
Grotescamente explicando assim deveria acontecer.
Os problemas começam para conseguir se inscrever nessas provas, cada ano é um formato, todas as etapas esgotam rapidamente e no dia da corrida percebe-se que o número anunciado de participantes não chega nem perto do divulgado. O kit a cada ano diminui mais, no começo tinha fruta, barrinha de cereal e até isotônico além da medalha, camiseta e cronometragem. Ultimamente o que se tem visto é a mesma medalha, mesma camiseta e até mesmo o troféu é igual ou com o nome da etapa errado impresso.
A falta de controle ou a falta de interesse em ajustar esses problemas levou muitos corredores a desistir de participar, boicotar ou correr sem inscrição, visto que nada é feito para melhorar, nenhuma reclamação é respondida e tudo continua acontecendo com aqueles corredores e caminhantes felizes acreditando que o circuito é gratuito, que ninguém paga nada e são muito sortudos os que conseguem uma inscrição.
Após muitas reclamações e nenhuma resposta, nessa etapa do bairro da Mooca algumas mudanças foram apresentadas, e isso foi um bom sinal. A medalha foi diferente da utilizada na etapa anterior e os troféus também foram “reinventados” transformando assim em uma conquista inédita para os mais velozes, que FELIZMENTE são CINCO que sobem ao pódio, no masculino e no feminino.
Sobre a etapa mooquense, a única reclamação contundente foi no percurso que ficou faltando 10% da prova. Os 5kms previstos só tinham 4,5kms em uma manhã perfeita para a pratica esportiva em um bairro totalmente plano. Uma pena!!! Se a prova tivesse a aferição correta ou bem próxima ao correto a etapa seria só elogios no quesito estrutura.
O guarda-volumes funcionou direitinho, tinha vestiário feminino e masculino, hidratação no percurso e na chegada, kit com número, chip e camiseta e no final medalha para os concluintes. Premiação com troféus para os CINCO primeiros. Tudo funcionou apropriadamente.
O que deixou a desejar foi o número de participantes. Só se a caminhada estivesse extremamente cheia para se ter o número de 5.000 participantes.
Nós vamos continuar de olho, tentaremos contato com os responsáveis pelo circuito para entender exatamente como funciona ou como deveria funcionar essas corridas e caminhadas.
É muito importante incentivar a pratica esportiva, tirar a turma da cama e colocar para se movimentar, mas é mais importante que seja feito com regras claras e que todos possam utilizar dessa estrutura que de grátis tem só o nome.
Algumas fotos da prova, do percurso e o vídeo da premiação em Facebook.com/blogerun
Bem a propósito o comentário sobre a distância da prova (tudo indica que a aferição passou longe).
Temos aqui em São José dos Campos um circuito anual de corridas. Há de tudo, menos aferição. Provas de 10 km com 9,7 km. Provas de 5 km com 5,4 km. E, por incrivel que pareça, ainda há um troféu para quem fizer fizer o melhor tempo, em qualquer das etapas do ano. Vixi.