quarta-feira , 23 outubro 2019
Maratona Sorocaba topo

Publicidade

Ínicio / Blog do Colucci / Dicas para a Corrida do Santo Silvestre, “O Patenteado”

Dicas para a Corrida do Santo Silvestre, “O Patenteado”

Como o Santo do Dia 31/12 dizem que tem DONO,  usarei uma imagem do Santo do dia 13(31 ao contrário) que tem o mesmo nome que eu. Se alguém reinvindicar o nome do Santo, eu tenho um registro de nascimento com o HOMÔNIMO desse. XARÁ!!!!

Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014 – Faltam 13 dias!!!

Eu não ia escrever sobre essa corrida por motivos óbvios.
O dono(?) do nome do Santo do dia 31 que não é a Santa Igreja Católica, nem o seu representante máximo, Sua Santidade, o Papa Francisco não gosta de mim, está me processando com mentiras e outros 10.000 motivos que não precisam voltar a tona agora. Procure saber!

Mas, como essa corrida é na minha reles opinião um Patrimônio Nacional, independente de quem seja o dono e muitos, muitos, muitos amigos, conhecidos, desconhecidos, corredores veteranos e novatos estão tensos se preparando para vir a São Paulo, minha cidade natal, correr no último dia do ano, vou resumir algumas dicas para espantar o Monstro que parece ser essa famosa prova.

1 – A famosa MARATONA do último dia do ano não é uma Maratona, maratona na concepção da palavra refere-se a provas de 42km195metros. Essa Corrida do Santo Silvestre são somente 15 km, por enquanto.

2 – A retirada do Kit será no ginásio do Ibirapuera, com certeza haverá fila, chateação, calor, problemas para retirada de kits por terceiros(afinal, o regulamento já prevê esse SÉRIO PROBLEMA com a cláusula esdrúxula) Prepare-se ou chegua antes na cidade.

3 – A largada será às 09:00 da manhã, normalmente quente no último dia, hidrate-se bem durante a semana. Não invente de comer muita “tranqueira” nos dias que antecedem a prova para não ter surpresas desagradáveis.

4 – Você pretende ganhar a prova? Não, então não tenha pressa! Evite acidentes.

5-  Para chegar na largada, de carro é sossegado, cidade está vazia. tem várias opções para estacionar. Só não vale para quem mora pelo percurso. Corredor norte-sul é livre e tem vagas a vontade nas ruas próximas. O metrô está na largada, mas às vezes algumas estações estão fechadas, mas é tudo na Paulista. facinho facinho. A melhor opção é a estação Trianon-MASP que é simplesmente o LOCAL da largada da prova.

6 – Novamente, pretende ganhar a prova? Não? Então largue confortável, onde der, não pense em correr para tempo ou recordes. Isso não é uma corrida, é uma grande procissão de um Santo Patenteado(?).

7 – Os carregadores de placas, faixas, fantasiados e outros festivos corredores estarão rodando pela avenida Paulista desde muito cedo procurando por câmeras e seus 15′ de fama, se você pretende simplesmente correr, fuja deles, se pretende ter seus 10′ de fama, grude neles. 

8 – A corrida CORRIDA mesmo, corrida de verdade só começa depois do 15°km, na hora de ir embora, corrida para chegar em casa, curtir a família, a virada do ano, comemorar o ano findo. Agora que a largada da procissão passou a ser matinal, essa corrida ficou fácil, dá até tempo de ir pra praia pular as sete ondas, sem preocupação de ficar parado na estrada.

Inclusive, essa sugestão de largar de manhã, voltar a chegada para a avenida Paulista  e não atrapalhar a tal “festa da virada” faz parte de um processo, uma consultoria que foi “chupinzada”, utilizada, aplaudida e comemorada por todos e que os autores nunca receberam nada por isso. Só calúnias e difamações. Segue o jogo.

9 – Se você é uma pessoa “nojenta”(que tem nojo), não gosta de um ambiente sujo, você pode se decepcionar com a largada. Infelizmente, homens e mulheres ficam se acotovelando por horas esperando o momento do inicio da prova, e fazem seus XIXIS lá mesmo, no meio da pista da avenida Paulista. Se você vir uma poça, não precisa procurar a “goteira” ou o “cano furado”, é XIXI MESMO. 
Não adianta querer desviar, feche os olhos e vá com tudo!!!! No km 4 tem um posto de hidratação, o chão estará molhado de gelo derretido, muitos copinhos espirrando água e tudo ficará novo, limpinho e refrescante.

10- CUIDADO na largada, os fantasiados, os carregadores de placas e faixas infelizmente não são muito educados, ou não sabem o que isso significa e após passarem pelas câmeras de TV, eles, na maioria das vezes abandonam suas armaduras pelo caminho, esquecendo que uma Multidão vem atrás querendo correr. Então, todo o cuidado é pouco.

11 – O ser mais temido que a própria subida da Brigadeiro Luis Antonio está logo no início da corrida, na frente do MASP, na hora da largada, são AS CÂMERAS DE TV, elas ficam penduradas nas gruas com um cameraman comandando a festa, evite passar na direção dele, CERTEZA que um bando de SEM NOÇÃO vai se atirar na frente da câmera pensando que está ao VIVO na GLOBO(NÃO ESTÁ AO VIVO, só passa um flash desse momento) e acidentes acontecem. Muitos se machucam antes de passar na linha da largada.

12- A ladeira da morte. Infelizmente ela continua lá, ao sair da Avenida Paulista, ao lado do cemitério logo após o km 1 tem a ladeira que passa ao lado do estádio municipal do Pacaembu. Um lugar lindo, muito aprazível, mas nada recomendado para uma corrida, a inclinação da pista somada a quantidade enorme de pessoas e a empolgação de estar na famosa corrida pode causar traumas, dores e contusões nada recomendáveis. Muito menos no último dia do ano, dia de festa e confraternização. Vá com cuidado e desvie dos alucinados. Não é porque é pra baixo que o SANTO vai ajudar, ele vai cobrar essa ajuda logo a frente.

13- Essa dica é tão boa quanto o número. Curta o PÚBLICO!!! Seja aplaudido, aplauda, prestigie as mãozinhas das crianças que estarão no caminho. Interaja com os outros corredores, leia as camisetas, veja de onde que veio o outro corredor. Faça parte da FESTA!!! Reze para o Santo!!! Divirta-se!!!

14- Se você não está treinado para correr forte, se você quer só participar da festa, curtir o último dia do ano correndo com amigos, praticando uma atividade física sensacional como a corrida, não vá se espremer lá na frente, espere a largada da procissão sem pressa, são mais de 20 minutos de gente passando na frente do MASP. São 30.000 inscritos e mais outros 30.000 não inscritos se espremendo em um espaço que mal cabe 10.000 em ondas, logo, não vá se estressar com outros corredores. Vá curtir.

15 – Parabéns, você conheceu o centro de São Paulo, subiu a temida Brigadeiro, apostou corrida com o papai noel, ultrapassou a noiva, cumprimentou o São Paulino, o Corintiano, o Palmeirense, o Flamenguista, o Gremista, viu as faixas mais divertidas do planeta, deu risada, sentiu dores, chorou de emoção ao virar na Avenida Paulista, concluiu aquela famosa corrida da Televisão, cruzou a linha de chegada. Não PARE!!! Como cantou Raulzito, NÃO PARE NA PISTA!!!! Continue a procissão, receba sua medalha e saia da frente, libere o caminho para a multidão que virá, as ruas que cruzam a avenida Paulista ficam lotadas de corredores confraternizando, festejando a missão cumprida, planejando o ano que vai chegar, utilize-as, libere as calçadas, facilite o trânsito e DIVIRTA-SE!!!!

Se você entrou aqui para ler dicas de treinos e afins, veio ao lugar errado e na hora errada, quem treinou treinou, não existe mágica. Se você não treinou o suficiente ou não está confiante de correr sem parar os 15km, relaxe, não se cobre, e ANDE, ande e curta o percurso. Não se machuque, não estrague o ano que está por vir. VOCÊ encontrará muitos caminhantes pelo percurso, faça amigos, intercale trote com caminhada e complete sua missão sem contusões.

Agora, se você treinou muito e quer correr para fazer um bom tempo, bater o recorde pessoal e entrar para a história da prova, chegue cedo, sente no XIXI, se acotovele com outros e dispare atrás da Elite desviando das placas, faixas e tudo mais que tem pelo caminho.

BOA PROVA a todos!!! 

Algumas dessas dicas são repetidas das que dei no grupo do facebook São Silvestre na Paulista, onde uma turma de novos corredores do Brasil inteiro está tirando dúvidas sobre a cidade e sobre a corrida. Ajude-os!!!


Siga este BLOG – adicione seu email em “Cadastre seu Email Aqui” e receba as atualizações em primeira mão.

Curta a página do blog no facebook e fique por dentro de muito mais sobre corridas: fb.com/BlogeRun

Siga no Twitter @antoniocolucci e no Instagram @antoniocolucci_13
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  #aisim Colucci13   

Twitter: @antoniocolucci   
Instagram:@antoniocolucci_13
Espero não ser processado ou condenado por falar que tem XIXI na largada, isso não é culpa da organização ou dos donos do Santo, isso é questão de educação do povo.

Aqui a DICA ORIGINAL no GRUPO!!!

4) A organização disponibiliza os banheiros químicos, porém a galera chega cedo e fica “MIJANDO”(infelizmente é verdade, é nojento, e são homens e mulheres que fazem isso) paradas no local da largada. Então, se não estiver chovendo e o vc vir poças na Av. Paulista, não é goteira, não é água, é XIXI mesmo. Pisa e vai!! É festa!!
 

Sobre Antonio Colucci

Um corredor que escreve, 'RunPorter' e Pai do Diego. Correndo desde 2004; Escrevendo desde 2007; Pai do Diego desde 2008; Maratonista desde 2009.

Veja também

São Silvestre 2019 – inscrições abertas com novidades

Abertas as inscrições para a 95ª Corrida Internacional de São Silvestre com novidades. A mais …

Um comentário

  1. Boa Colucci, São Silvestre sem você não é a mesma. Em todas edições que fui encontrei com você. Abração

Concorra inscrições de provas, camisetas e brindes.

Cadastre-se na nossa newsletter e saiba de tudo .

Obrigado! Foi enviado um email de confirmação para você.