terça-feira , 10 dezembro 2019

Publicidade

Ínicio / Blog do Colucci / Jogos Paralimpicos – Delegação brasileira Rio2016

Jogos Paralimpicos – Delegação brasileira Rio2016

Blog e Run – A delegação brasileira que vai disputar os Jogos Paralímpicos Rio 2016 foi convocada oficialmente hoje. Será a maior delegação da história do esporte adaptado do país contando com 278 atletas que disputarão medalhas em todas as modalidades.

Ao todo foram convocadas 494 pessoas, além dos 278 atletas, são 195 oficiais técnicos e outros 21 que serão guias, goleiros, calheiros, auxiliares específicos para algumas modalidades.

Desses 278 atletas, 44 já são medalhistas paralímpicos. As mulheres estarão representadas por 97 atletas.

A região sudeste é que tem o maior número de representantes com 128 atletas, seguido pelo nordeste com 53, sul com 41, centro-oeste com 39 e norte com 17.

O atletismo chegará no Rio 2016 em setembro com 61 atletas e 16 guias. É a modalidade com o melhor retrospecto na história paralímpica brasileira com 109 medalhas conquistadas, sendo 32 de ouro, 47 de prata e 30 de bronze.

A turma da natação vai forte e promete deixar essa disputa ainda mais acirrada.

O objetivo do comitê paralimpico brasileiro nos Jogos Rio 2016 é melhorar a classificação do Brasil no quadro geral de medalhas comparado a última edição de Londres 2012 quando o país terminou na 7ª colocação. A meta é desbancar os EUA e a Austrália e subir para o 5ª lugar. Se a Ucrânia não tomar cuidado, pode ser a 4ª colocação o alvo brasileiro.

Na manhã dessa terça-feira, 19, no centro de treinamento paralímpico imigrantes, em São Paulo,  foi apresentada a delegação que representará o Brasil no Rio de Janeiro em setembro.

O centro de treinamento foi recém inaugurado e tem uma estrutura fantástica para abrigar treinamentos e competições de até 15 modalidades e receber até 282 atletas.

O local é novo, limpo, bonito e tem tudo para formar novos campeões, uma pena ser inaugurado tão próximo da paralímpiada, se existisse a mais tempo, talvez o país  pudesse almejar um voo mais alto.

Antes da convocação dos atletas foram apresentados os embaixadores da delegação brasileira nos Jogos Rio 2016. Confesso que quando li os nomes não entendi e nem achei um real motivo para serem convidados.  Mas, na apresentação,  mudei totalmente esse pré-julgamento.

Esses embaixadores foram anunciados pelo cpb-comitê paralímpico brasileiro como voluntários e serão divulgadores do esporte adaptado. São pessoas públicas que tem muitos fãs, seguidores e através deles o pára-desporto passará a ter um pouco mais de visibilidade.

Mas, o que realmente me fez mudar de opinião foi ver a reação dos atletas perante esses embaixadores, foi ver que eles se sentiram bem representados, se sentiram importantes, se sentiram queridos por pessoas que são queridas nas redes sociais e grande mídia.

São os embaixadores dos desportos paralímpicos o empresário José Victor Oliva, e os atores Paulo Vilhena e Cléo Pires.

Cléo Pires, super simpática recebeu todos, tirou fotos e até experimentou, conheceu, se arriscou em  algumas modalidades como basquete em cadeira de rodas e vôlei sentado.

A lista com todos os convocados para os Jogos Rio 2016 está no site do cpb. Confira aqui.

Blog e Run e SempreCorrendo desejam sucesso a todos esses heróis brasileiros, que além de tantas dificuldades ainda conseguem se destacar no esporte competindo com atletas de super potências.

Ficaremos na torcida por toda a delegação e em especial para nossos amigos corredores Julio César Agripino do projeto Vida Corrida e Yeltsin que veste a camisa do KiAtleta/SPFC. Em breve teremos essas duas histórias aqui.

Colucci

Blog e Run

SempreCorrendo.com.br

Sobre Antonio Colucci

Um corredor que escreve, 'RunPorter' e Pai do Diego. Correndo desde 2004; Escrevendo desde 2007; Pai do Diego desde 2008; Maratonista desde 2009.

Veja também

ULTRABOOST 20 adidas running

Novidade adidas Brasil. Lançamento hoje, 27/11/19. SIGA NOSSO INSTAGRAM Corrida Insana SP com desconto QUER …

Concorra inscrições de provas, camisetas e brindes.

Cadastre-se na nossa newsletter e saiba de tudo .

Obrigado! Foi enviado um email de confirmação para você.