domingo , 15 setembro 2019
Maratona Sorocaba topo

Publicidade

Ínicio / Blog do Colucci / Maratona Internacional de São Paulo 2016

Maratona Internacional de São Paulo 2016

Quarta-feira, 16 de março de 2016 – A revanche(?) Faltam 38 dias.

A tão criticada, inclusive por mim e com muitos motivos, Maratona Internacional de São Paulo, em 2016 por motivos de calendário, de Olimpíada e sei lá qual mais possa ser acontecerá no domingo 24 de abril com largada e chegada no Obelisco do parque do iBirapuera.

Junto com os 42 kms 195 metros da Maratona acontecerão as corridas de 5 milhas(8 kms), 15 milhas (24 kms) essa com chegada na USP e a caminhada de 2 milhas(3 kms). As largadas estão previstas para às 07:00 com os cadeirantes, depois às 07:15 a Elite feminina e na sequência às 07:30 a elite masculina e o geral de todas as distâncias.

A entrega dos kits acontecerão na feira da Maratona nos dias 21, 22 e 23 de abril no ginásio do iBirapuera.

Mais uma vez estarei na largada da Maratona da minha cidade, será minha sexta tentativa de correr uma maratona bem no quintal de casa.

Tenho lembranças não tão agradáveis correndo a maratona de São Paulo, a mais desafiadora de todas que já participei, e que como qualquer corrida exige que o corredor esteja bem preparado. Nos últimos dois anos além de uma boa preparação era preciso ter avisado São Pedro. Como ele não foi avisado em 2014 mandou o dia mais quente do ano em outubro e em 2015 mandou o dia mais frio(sensação térmica) do ano em maio.

Em 2016 será em abril, um mês que tem tudo para ser o detentor da minha melhor experiência correndo 42 kms em São Paulo, pelo menos essa é a expectativa e a esperança. A parte boa é que as dores que me acompanharam nos últimos anos foram curadas e estão sendo bem acompanhadas pela equipe de fisioterapeutas da Fisionoesporte, agora só falta rodar, rodar muito pelos próximos 30 dias.

Além do acompanhamento da Fisionoesporte, mais uma vez participarei da Pesquisa USP com maratonistas comandada pela equipe da Dra Ana Paula. Nessa pesquisa temos acompanhamento pré, durante e pós maratona com testes ergoespirométricos, exames do coração, do sangue e uma infinidade de variações que acontecem com o desgaste da maratona. Ser maratonista não é fácil, ser maratonista cobaia é muito pior. A parte boa é ter a certeza que existe um acompanhamento e explicações para cada alteração ocorrida na desgastante corrida.

Meu objetivo esse ano é somente de terminar a prova, terminar bem, sem traumas, dores ou uma cãimbrazinha que seja. Na teoria meus treinos estão atrasados considerando que a prova acontecerá em 38 dias, mas na prática estou bem confiante que sem dores e com alguns treinos longos atingirei o volume planejado para correr uma boa prova.

A Maratona de São Paulo mesmo com essa variação maluca do clima melhorou muito desde 2013, os problemas gravíssimos e as reclamações constantes e pontuais foram ouvidas e corrigidas. Ainda não é uma prova perfeita e dificilmente será considerando o percurso de uma cidade abandonada e o grau de dificuldade se comparado a provas planas de outras cidades.

Essa edição 2016 começou logo que acabou a prova de 2015 com a abertura das inscrições com preço promocional, um tempo mais que adequado(um ano) para encaixar os treinos visando a prova. quem se inscreveu e não treinou adequadamente não deveria nem ir para a largada. Sofrer em maratona é muito ruim. Ficar uma semana se arrastando depois da prova é pior ainda.

A edição 2016 da maratona vai ter que ser muito boa, pois em julho acontecerá uma outra maratona na cidade, que está chegando agora com muita “propaganda” e “diz que diz” prometendo um padrão diferenciado e exclusivo para entrar definitivamente no calendário da cidade. Só saberemos a resposta dia 31 de julho.

Um atrativo da maratona de SP é a prova de 15 milhas ou 24 kms que é muito utilizada como “longão” pelos maratonistas em treinamento para as maratonas do Rio de Janeiro(maio), Porto Alegre(junho) e até a nova de São Paulo(julho).  Essa prova de 15 milhas é muito legal porque termina na chatíssima avenida Politécnica, o local que começa o sofrimento de quem segue para os 42 kms.

Quem ainda não se inscreveu para essas provas deve correr, as inscrições custam R$ 135,00 e estão esgotando.

Nos vemos na largada, ou após a prova na tenda da Pesquisa.

#BlogeRun2016
#Colucci

Sobre Antonio Colucci

Um corredor que escreve, 'RunPorter' e Pai do Diego. Correndo desde 2004; Escrevendo desde 2007; Pai do Diego desde 2008; Maratonista desde 2009.

Veja também

23ª Meia Maratona Internacional do Rio 2019

Chegou a hora da 23ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. CONFIRA e Nos …

Concorra inscrições de provas, camisetas e brindes.

Cadastre-se na nossa newsletter e saiba de tudo .

Obrigado! Foi enviado um email de confirmação para você.