domingo , 18 agosto 2019

Publicidade

Ínicio / Blog do Colucci / Mizuno Uphill

Mizuno Uphill

BLOG E RUN – No último sábado aconteceu pelo terceiro ano a Mizuno Uphill, uma maratona com alto grau de dificuldade e uma altimetria de assustar até quem gosta de uma escalada. Essa edição contou com a novidade de uma prova intermediária de 25km com muita subida e o desafio Samurai onde os competidores corriam de manhã os 25km e a tarde a maratona e seus 42.195 metros.

E a grande reclamação da prova foi exatamente a medição da distância.

Os 42,195 metros não deram exatamente 42,195 metros. E pelas reclamações lidas, a diferença não foi pequena. Os GPS dos participantes, de várias marcas diferentes anotaram mais de 44 kms, chegando alguns a passar dos 45 kms.

Variações de GPS com medições oficiais são até aceitáveis em corridas normais, a reclamação até existe, mas não afeta o fim da prova. Eu geralmente comento que muitas provas tem metros faltando para os atletas baterem recordes e esquecerem de reclamar de outras coisas.

O grande problema dessa diferença enorme de 3 ou mais kms na Mizuno Uphill é que essa corrida tem um tempo de corte onde o participante que não atinge determinado ponto é impedido de continuar a corrida e não recebe o kit de finisher com medalha e camiseta.

Essa distância de 2kms em uma corrida plana chega a dar mais de 10 minutos de diferença no tempo final da prova, em uma corrida com esse grau de dificuldade, esse tempo é muito maior, facilmente passando de 20 minutos para corredores bem treinados.

Sou totalmente favorável a ter tempo de corte em todas provas longas, mas esse corte deve ser feito com consciência e responsabilidade. No caso em questão parece que faltou bom senso para se alterar o regulamento e atrasar o corte em 20 ou mais minutos para não prejudicar os atletas que treinaram para atingir o objetivo.

Correr provas longas é muito desgastante e quem já completou maratona sabe que em uma fração de segundos o ritmo despenca, as dores aparecem e aquele km que estava tranquilo passa a ser interminável. Agora imagina esse sofrimento olhando para o relógio, vendo o km 42 chegar dentro do prazo estipulado e o pórtico de chegada simplesmente não aparecer. Essa realmente não deve ter sido uma sensação muito legal.

De acordo com depoimentos dos participantes, os primeiros a chegarem já questionaram sobre os kms a mais, participantes que estiveram na edição anterior confirmaram que houve alteração no percurso. Muitas especulações na rede sobre fatos e factóides estão circulando.

Assim que tivermos uma versão oficial publicaremos aqui.

Resposta sobre o ocorrido. 

“”A Mizuno e a X3M Sports, organizadoras da Mizuno Uphill Marathon 2016, disputada no último sábado (3), na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, informam que por um erro técnico da organização, o percurso total da prova de 42 km totalizou 43,57 km.

Por essa razão, estamos enviando medalhas para todos os atletas que completaram a prova, independentemente do tempo. Lamentamos o ocorrido e reforçamos o compromisso para que o fato jamais se repita””.

Atualizado em 06/09/2016 – 15:00

E como foi anunciado para os participantes lá no alto da Serra do Rio Rastro, nessa segunda-feira foram abertas as inscrições PARA O SORTEIO  das vagas da edição de 2017, marcada para o dia 02 de setembro do próximo ano.

Quem pretende encarar esse desafio, a hora é agora. Confira os detalhes, os pré requisitos e faça sua doação. Boa sorte e muitos treinos para encarar essa pedreira.

Confira abaixo a informação oficial emitida pela assessoria da Mizuno sobre a edição 2017.

mizuno logoMizuno abre pré-inscrição para Uphill Marathon 2017

Com três provas e percurso desafiador, evento conta com vagas limitadas e período de pré-inscrição até o próximo dia 30 de setembro

uphill 2uphill 3

Marcelo Rocha conquistou o bicampeonato na prova de 42K da Mizuno Uphill Marathon; Corredores vislumbram belas paisagens na Serra do Rio do Rastro (Créditos: Divulgação/Mizuno)

São Paulo (SP) – Uma das maratonas mais desafiadoras do Brasil, a Mizuno Uphill Marathon está com as inscrições abertas para a sua quinta edição. A partir das 15h desta segunda-feira (5), os amantes da corrida e maratonistas já puderam fazer a pré-inscrição para encarar a Serra do Rio do Rastro em 2017. O prazo se estende até o dia 30 de setembro de 2016.

As provas de 25K, 42K e Desafio Samurai (união das distâncias de 25K e 42K) estão mantidas no calendário para a Mizuno Uphill Marathon 2017. A taxa de pré-inscrição tem o valor de R$ 15. O montante arrecadado será inteiramente revertido para ONG de preservação do local. As vagas são limitadas e contarão com regime de sorteio. Para mais informações, acesse http://www.mizunobr.com.br/uphill2017 e confira todas as informações.

Em 2016, mais de 9 mil pré-inscrições foram registradas pela organização do evento. Os 1.200 competidores encararam condições climáticas adversas, como frio, chuva e neblina, além dos trechos de subida da Serra do Rio do Rastro para obterem êxito.

Nas categorias masculina e feminina da prova de 25K, Fernando Bezerra e Letícia Saltori, respectivamente, ficaram com a primeira colocação. Na distância de 42K, Marcelo Rocha faturou o bicampeonato consecutivo e Ana Paula Martins subiu ao lugar mais alto do pódio também.

O Desafio Samurai contou com bastante emoção e o título ficou com Cleber Castilhano. Já Leticia Saltori, campeã da prova de 25K, levou na bagagem a medalha referente à primeira posição entre as corredoras ninjas da categoria feminina.

Colucci

Blog e Run

SempreCorrendo.com.br

Sobre Antonio Colucci

Um corredor que escreve, 'RunPorter' e Pai do Diego. Correndo desde 2004; Escrevendo desde 2007; Pai do Diego desde 2008; Maratonista desde 2009.

Veja também

23ª Meia Maratona Internacional do Rio 2019

Chegou a hora da 23ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. CONFIRA e Nos …

Um comentário

  1. Correndo e aprendendo

    Infelizmente, parece que quem faz corrida nunca correu.
    Mais uma vez estragaram uma ótima ideia, frustraram sonhos e planejamento.
    E estão dizendo por aí que tem a ver com política.
    Tomara que não seja.
    Parabéns pela matéria.
    Correndo e aprendendo

Concorra inscrições de provas, camisetas e brindes.

Cadastre-se na nossa newsletter e saiba de tudo .

Obrigado! Foi enviado um email de confirmação para você.