sexta-feira , 19 abril 2024
Track Field topo 10%

Publicidade

Ínicio / Atletas / Pódio Brasuca no Deserto – 32º Marathons des Sables

Pódio Brasuca no Deserto – 32º Marathons des Sables

Que tal encarar 250 kms no Deserto do Saara  carregando toda sua alimentação.

A brasileira Fernanda Maciel gostou tanto de correr essa loucura em 2016 que voltou em 2017 e novamente subiu no pódio depois de correr 24 horas , 44 minutos e 59 segundos.

Parabéns Fernanda!!!

Confira abaixo como é participar dessa maluquice. E veja também o histórico da Fernanda para ela poder se aventurar em uma prova duríssima como essa.

Wings For Life 2016Fernanda Maciel

 

O dia que corri ao lado dela em Brasília, na Wings for Life 2016.

Foto com TomTom Bandit

 

 

 

 

 

Brasileira fica em terceiro lugar em competição no Deserto do Saara

A ultramaratonista mineira Fernanda Maciel correu os 250km do 32º Marathons des Sables e repetiu o pódio de 2016, em Marrocos

Para quem acha que brasileiro está acostumado com calor, verão e sol, não conhece o Marathon des Sables, ou, em português, “Maratona das areias”, uma competição de seis etapas, em Marrocos, que se estendeu por 250km nas dunas do Deserto de Saara, que, em sua 32ª edição, reuniu 1.167 corredores. Em temperaturas de mais de 50 graus, a ultramaratonista Fernanda Maciel (37), nascida em Belo Horizonte, repetiu a boa performance do ano passado e garantiu a terceira colocação entre as mulheres, com um tempo acumulado de 24 horas, 44 min e 59 seg. A sueca Elisabet Barnes ficou na primeira colocação e a francesa Natalie Mauclair, na segunda.

“Terminar esta prova significa uma vitória e um sonho. Sempre ouvi falar desde pequena da MDS e sabia que um dia poderia corrê-la. É a única prova que me faz chorar de dor e de prazer em cruzar a linha de chegada de cada etapa diária”, disse Fernanda, que participou da MDS pela segunda vez.

Uma das particularidades da competição é a autossuficiência. Do primeiro ao último estágio, os atletas devem carregar consigo, o tempo inteiro, o próprio alimento para os sete dias em que ocorrem as seis etapas, aumentando o peso da mochila e a dificuldade para cruzar o deserto.

“A parte mais desafiadora foi durante a primeira etapa. Comecei a passar mal do estômago, não conseguia respirar bem e nem comer. A mochila pesava 8,5kg. Não corria bem subindo ou descendo as dunas. Foi um martírio! Pensei em abandonar a prova, mas segui firme até acabar a etapa”, afirmou Fernanda.

O Marathon des Sables reúne amadores e profissionais da ultramaratona do mundo inteiro, mas a disputa pelo pódio ficou mais acirrada desde o ano passado, pois a prova passou a ser uma das mais importantes no Ultra Trail World Tour, o circuito mundial de ultramaratona.

“A MDS este ano foi difícil e bem disputada por causa do maior número de competidoras femininas que disputam o mundial Ultra Trail World Tour. Houve muita disputa pelo pódio durante cada etapa. Fiquei feliz com o resultado de terceiro lugar, porque correr “atacando” no deserto é perigoso. Tive que administrar a falta de comida, condição extrema de calor, as horas corretas para acelerar e não passar dos meus limites. Corri de forma conservadora e inteligente para sobreviver até a linha de chegada ao meio do deserto. Tive muitos hematomas no corpo por conta do peso da mochila (8kg) e bolhas nos pés este ano, mas consegui superar a dor. Foi uma experiência maravilhosa como sempre correr por 7 dias, os 250km no Saara de forma autossuficiente, sem telefone, realmente conectada comigo mesma, foi mágico.”

Sobre a Marathon des Sables: considerada uma das corridas mais difíceis do mundo, é uma prova com várias etapas em que se pode optar tanto por correr, quanto por caminhar. Acontece anualmente, e sua principal característica é ser uma prova de autossuficiência, em que o atleta precisa levar sua comida e equipamentos ao longo de uma distância de 250km. A organização fornece apenas água e uma tenda para pernoite. A prova está em sua 32ª edição, tendo iniciado em 1985 e acaba de anunciar uma nova edição no Peru.

Conheça mais sobre a prova: Youtube
Site oficial: Marathon Des Sables
Facebook: MarathonDesSables

Sobre Fernanda Maciel: brasileira, nascida em Belo Horizonte, hoje mora nas montanhas dos Pirineus espanhóis.  Com apenas oito anos de idade, Fernanda começou a competir e viajar o mundo através da Ginástica Olímpica. Dois anos mais tarde, estava treinando nos EUA. Fez capoeira, Jiu-jitsu e corrida de rua. Aos 23 anos, começou a participar de expedições internacionais de Corridas de Aventura e até hoje segue seu objetivo de correr pelo mundo. Em 2014, conseguiu seu principal título da carreira, e foi vice-campeã mundial de Ultra Trail. Em 2016, estabeleceu um novo recorde, tornando-se a primeira mulher a subir e descer o monte Aconcágua, na Argentina, em menos de 24 horas. Em sua vida profissional, Fernanda trabalhou como advogada ambiental e também como educadora e instrutora de meio ambiente e potencial humano pela ONG Internacional Outward Bound.

Facebook: ferultratrail
Instagram: fernandamaciel_oficial
Twitter: ferultratrail

Fonte: Red Bull Media House

FIQUE LIGADO

CADASTRE-SE no SempreCorrendo.com.br

AVISE-ME das NOVIDADES

SempreCorrendo.com.br

Sobre Antonio Colucci

Um corredor que escreve, 'RunPorter' e Pai do Diego. Correndo desde 2004; Escrevendo desde 2007; Pai do Diego desde 2008; Maratonista desde 2009.

Veja também

Bota pra Correr Vale dos Vinhedos – A corrida que não teve

Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul foi o palco escolhido para mais uma …

Concorra inscrições de provas, camisetas e brindes.

Cadastre-se na nossa newsletter e saiba de tudo .

Obrigado! Foi enviado um email de confirmação para você.