segunda-feira , 24 junho 2019
Meia Maratona do Rio 2019 topo

Publicidade

Ínicio / Corridas / Corrida de Rua / 10 km / Tribuna FM Unilus 2017 – informações e ELITE

Tribuna FM Unilus 2017 – informações e ELITE

No próximo domingo, em Santos, litoral paulista, acontecerá a 32° edição dos 10kms da Tribuna FM Unilus, a corrida de 10kms mais rápida do país.

A prova com mais de 20.000 corredores inscritos é também a a maior corrida do país na distância, é a grande festa do litoral que conta com a presença de corredores de todos os cantos do país e do mundo.

Entre os que brigam pela primeira colocação estão os africanos que tem se dado bem nas últimas edições e estarão novamente nas ruas de Santos colocando pressão nos corredores BRAZUCAS.

De acordo com a organização, tudo estará perfeito para a realização dessa grande corrida, confira os principais destaques da prova, onde retirar o kit e o horário das largadas(a prova tem largadas separadas por ONDAS).

Nos vemos em Santos no próximo domingo torcendo pelos brasileiros.

 

Reunião acerta detalhes para o

32º 10 KM Tribuna FM-Unilus

 

Uma corrida envolvendo 20,6 mil inscritos requer um grande planejamento da organização, na logística e, sobretudo, no atendimento aos atletas.

Desde o pessoal da cronometragem, segurança, transporte, até mesmo limpeza. Detalhes como hidratação, acessos à área de largada, isolamento, segurança, saúde, trânsito foram discutidos e repassados para que tudo esteja de acordo. A ideia foi reunir todos os setores para que tudo esteja em sintonia, visando o bem-estar dos atletas.

Para a prova fluir bem no percurso, contará com largadas em ondas no dia 21. Serão seis horários distintos, dividindo algumas categorias. A primeira, às 7h50, para cadeirantes, deficientes físicos e visuais. Depois, às 7h58, para a Elite A Feminina.

Quinze minutos depois, às 8h13, largam os atletas da Elite A masculina, pelotão premium e a Elite B (homens e mulheres). Na sequência, às 8h15 será a vez do primeiro pelotão amador. O segundo pelotão começa a correr às 8h35 e fechando, às 8h45, o terceiro pelotão amador de corredores, os caminhantes e os cadeirantes com um ou múltiplos condutores.

“É fundamental que tudo funcione como um relógio. Queremos oferecer a estrutura correta e da melhor forma possível. A gente preza muito pela organização da prova e, principalmente, pela segurança dos atletas”, comentou o gerente comercial e de marketing da Tri FM, Davidson Iuspa, há mais de uma década na organização do evento. “A gente pede que os atletas fiquem muito atentos às informações contidas no Guia do Atleta, que será entregue junto ao Kit. Lá tem os horários de concentração, aquecimento, locais e horários de acesso para cada um dos três grandes pelotões de corredores”, alerta.

Africanos campeões de 2016 confirmados no

32º 10 KM Tribuna FM-Unilus

Campeões 2016 – Foto: NIRLEY SENA/A TRIBUNA

A pergunta é: a hegemonia africana será mantida no 32º 10 KM Tribuna FM-Unilus?

Teoricamente, as chances são grandes. Os atuais campeões da prova estão confirmados na largada no próximo dia 21, em Santos. O queniano Paul Kipkorir Kipkemoi e a tanzaniana Failuna Abdi Matanga correm tentando levar mais uma vez os títulos para o outro lado do oceano.

No masculino, nas cinco edições mais recentes o Quênia aparece no lugar mais alto. O último brasileiro vencedor foi Marilson Gomes dos Santos em 2011, ao conquistar o hexacampeonato. Entre as mulheres, a superioridade é maior ainda. Antes de Failuna, foram sete vitórias consecutivas das quenianas, sendo que a última conquista verde e amarela foi em 2008, com Fabiana Cristine.

Desde que começaram a competir em Santos, em 2000, os africanos faturaram nada menos que 21 vitórias de 34 disputadas (no masculino e feminino), ou seja, 61,7% dos primeiros lugares. Foram 17 títulos para o Quênia, três para Angola e um para a Tanzânia. No ano passado, Paul Kipkemoi cruzou a linha de chegada com 28min55s, enquanto Failuna completou os 10 km em 32min48s.

A trajetória africana começou com o angolano João Ntyamba, conquistando o tricampeonato em 2000, 2001 e 2002. Em sua segunda vitória, houve a primeira “dobradinha” daquele continente, com a vitória feminina de Leah Kiprono, para o Quênia.

Depois, vieram outros destaques e os recordes com os também quenianos Paskalia Kipkoech, em 2012, com incríveis 30min57s, a segunda melhor marca mundial na temporada, e Edwin Kipsang Rotich, com 27min45s. Os dois atuais campeões retornam a Santos como favoritos. Failuna chega motivada com o 16º lugar no Mundial IAAF de Cross Country 10 km, conquistado no dia 26 de março em Uganda, com 33min48s.

Maior corrida de rua do País na distância, o 32º 10 KM Tribuna FM-Unilus reunirá 20 mil atletas e entre os atrativos está o percurso, totalmente, plano, ao nível do mar, em vias largas e poucas curvas. A entrega dos kits será realizada nos 18 a 20 de maio, na Academia Unilus, à Rua 28 de Setembro, 233, no bairro do Macuco. Para saber mais sobre o 32º 10 KM Tribuna FM-Unilus, acesse www.triesportes.com.br.

Especial TRIBUNA – confira

Disputa feminina também será atração no

32º 10 KM Tribuna FM-Unilus

COM 20,6 MIL INSCRITOS, PROVA SERÁ NO PRÓXIMO DOMINGO, DIA 21, EM SANTOS

 

A disputa feminina será uma grande atração no 32º 10 KM Tribuna FM-Unilus, no próximo domingo (21), em Santos. A prova reunirá 20,6 mil inscritos, tendo uma presença muito forte das mulheres, com nada menos que 42,57% dos participantes. Na “briga” pela ponta, as africanas têm tudo para manter a hegemonia das últimas oito edições, com a tanzaniana Failuna Matanga defendendo o seu título conquistado no ano passado.

Ela venceu, cruzando a linha de chegada em 32 minutos e 48 segundos. A queniana Leah Jerotich volta a Santos querendo melhorar a sua performance (foi a quinta colocada em 2013). A alemã Nadine Gill é outra estrangeira que pode barrar as brasileiras.

Brasileiras na 32° Tribuna FM UnilusFotos: FMA Noticias

O Brasil corre com três nomes fortes. O principal é de Joziane da Silva Cardoso, quarta colocada (e melhor do País) nas duas edições anteriores. No ano passado, ela correu junto com o esquadrão africano até o km 8, mas na reta decisiva, já na praia, as rivais abriram vantagem. Tatiele Carvalho também chega confiante. Em 2016, a atleta revelada nos 10 KM Tribuna FM-Unilus, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio justamente nos 10 mil metros.

Completa a lista a experiente Fabiana Cristine, bicampeã da corrida e a última atleta do Brasil a subir no lugar mais alto do pódio em Santos. Ela venceu pela primeira vez ainda em 2000 e repetiu a festa em 2008. Agora, retorna e aposta na sua vivência na prova. Sua última participação nos 10 KM Tribuna FM-Unilus foi em 2014, com um sexto lugar.

O recorde feminino nos 10 KM Tribuna FM-Unilus é da queniana Paskalia Kipkoech, em 2012, com incríveis 30min57s, a segunda melhor marca do Mundo naquele ano. Das 31 edições, as corredoras do Quênia já venceram oito vezes, a primeira em 2005, com Margaret Karie. A maior vencedora entre as mulheres é Ednalva Lauriano, a Pretinha, com o tetracampeonato, em 2002, 2003, 2004 e 2007.

KITS

A entrega dos kits dos atletas será realizada na Academia Unilus, à Rua 28 de setembro, 233, no bairro do Macuco, dias 18 e 19 (quinta e sexta-feira), das 12 às 21h e no sábado, véspera da disputa, das 9 às 18h. A prova terá largada na Rua João Pessoa, no Centro, e a chegada na Praça das Bandeiras, na Praia do Gonzaga.

Os cadeirantes, deficientes físicos e visuais são os primeiros a largar, às 7h50. A elite A feminina começa a correr às 7h58 e às 8h13 é a vez da elite A masculina, o pelotão premium e a elite B (homens e mulheres). Na sequência, às 8h15, o primeiro pelotão de amadores. O segundo pelotão tem início às 8h35 e o terceiro, junto com os caminhantes, às 8h45.

Mais detalhes no site www.triesportes.com.br

FIQUE LIGADO

CADASTRE-SE em SempreCorrendo.com.br

AVISE-ME das NOVIDADES

SempreCorrendo.com.br

Sobre Antonio Colucci

Um corredor que escreve, 'RunPorter' e Pai do Diego. Correndo desde 2004; Escrevendo desde 2007; Pai do Diego desde 2008; Maratonista desde 2009.

Veja também

Maratona do Rio 2019 – Novidades

A Maratona do Rio de Janeiro de 2019 será uma nova prova. Totalmente remodelada das …

Um comentário

  1. Domingo estaremos lá. Infelizmente m contundir, não será possível correr no tempo que estava treinando. Mas vamos nos divertir e dar o máximo possível. No vemos no Domingo Colucci.

Concorra inscrições de provas, camisetas e brindes.

Cadastre-se na nossa newsletter e saiba de tudo .

Obrigado! Foi enviado um email de confirmação para você.