segunda-feira , 18 dezembro 2017
yescom – meia sp 2018

Publicidade

Ínicio / 60 mais / Desconto 50% em inscrições na Corrida de Rua

Desconto 50% em inscrições na Corrida de Rua

Vamos entrar em um assunto que tem causado muita reclamação e dor de cabeça para quem deveria estar tranquilo, curtindo um pouco de sossego na vida tendo a corrida de rua como esporte e forma de manter a saúde física e mental em dia depois de tantos anos vividos.

A Lei n° 12.933 de 2013 é conhecida popularmente como a lei da MEIA ENTRADA que beneficia idosos, pessoas com deficiências, estudantes e jovens comprovadamente carentes com o pagamento de 50% do valor dos ingressos/inscrições em eventos e espetáculos artístico-culturais e esportivos em todo território nacional.

Os amigos corredores da melhor idade, ou idosos, estão tendo dificuldades para se beneficiarem da Lei em questão na hora de se inscrever em algumas das principais corridas de rua do país.

Conversamos com alguns corredores e fomos atrás das organizadoras questionadas.

A reclamação com a Norte Marketing, mais conhecida como ATIVO.COM que é responsável pelo Circuito das Estações, Asics Golden Run, Série Delta entre outras foi que a empresa está praticando o desconto sobre o valor cobrado para todos, porém o KIT da corrida é diferenciado, ou melhor, É SEM KIT.

O idoso paga 50% da inscrição e tem direito SOMENTE AO NÚMERO DE PEITO, CHIP de cronometragem e a medalha se concluir a prova. NÃO TEM direito ao KIT com sacolinha, camiseta e qualquer outro brinde que for entregue aos outros inscritos.

Para ter a camiseta da corrida precisa pagar separadamente, o que eleva o valor da inscrição quase ao preço normal, quando não fica até maior que o preço normal porque a empresa sempre tem promoções nas inscrições normais.

Confira abaixo a explicação OFICIAL do SAC da Norte Marketing(Ativo.com) para justificar a aplicabilidade da Lei em suas corridas.

O art. 1º da Lei nº12.933/2013 assegura o acesso a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, em todo o território nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares, mediante pagamento da metade do preço do ingresso efetivamente cobrado do público em geral.
A lei não determina que os estabelecimento estendam tal benefício aos produtos (cerveja, pipoca, camisetas) vendidos juntamente com os ingressos.
A empresa organizadora não só cumpre o estabelecido na lei, como também reforça esta informação no seu regulamento, conforme se lê abaixo.:

Art.11. A Organizadora disponibilizará kit de participação aos atletas que tiverem as inscrições efetivadas na corrida. O kit de participação é composto por medalha, chip, número de peito, sendo a retirada destes itens definida no capítulo V deste Regulamento.
Art.22. O benefício previsto neste Capítulo não será cumulativo com quaisquer outras promoções, convênios, produtos e, também, não se aplicará ao valor dos serviços ou produtos adicionais eventualmente oferecidos pela Organizadora ou patrocinadores em conformidade com o art.1, § 1º, Lei nº 12.933, de 26 de dezembro de 2013.
Art.23. Caso os Atletas beneficiários de algum desconto definidos por lei queiram adquirir kits especiais ou produtos deverão pagar pelo(s) produto(s) selecionado(s), de maneira que o desconto incidirá apenas sobre o valor correspondente à inscrição na corrida.

Noutros termos, não há obrigatoriedade de disponibilizarmos camisetas para quaisquer participante, muito menos idosos/estudantes. Quem se inscreve tem direito a receber um “kit de participação” que não inclui camiseta, boné ou sacolinha.

Portanto, se é de seu interesse realizar a inscrição e adquirir produtos, você deverá realizar o pagamento da integralidade do preço dos produtos desejados, sendo certo que o desconto incidirá tão somente sobre a inscrição básica disponibilizada ao público em geral.

A Iguana Sports é outra organizadora de corridas que vem sendo questionada pelos corredores idosos da tal Melhor Idade. Eles alegam que a organizadora vende as inscrições para suas corridas com VALOR  normal e para os idosos existe um VALOR cheio que quando aplicado os 50% de desconto, eles pagam praticamente o mesmo VALOR que o praticado para o público em geral.

Em contato com a Iguana Sports, recebemos como resposta que TODAS as PROVAS tem o VALOR CHEIO DIVULGADO e que existem os valores promocionais para determinados períodos. Os BENEFICIADOS pela Lei 12.933/2013 tem o valor calculado sempre pelo valor cheio divulgado. A empresa também respondeu que os KITS de participação são os mesmos para todos os inscritos, independente se é idoso ou não. Estudantes para se beneficiar da lei devem entrar em contato para passar os documentos antecipadamente.

A empresa informou que em média 3% dos inscritos em suas provas são IDOSOS.

Posição da Iguana Sports para o desconto para idosos.

Qualquer pessoa com 60 anos ou mais tem 50% de desconto sobre o preço cheio da inscrição. Esse desconto de 50% não incide sobre o valor de lotes promocionais nem pode ser usado junto com cupons de desconto. O desconto para idoso é aplicado automaticamente pelo sistema no processo de inscrição, conforme a data de nascimento informada pelo atleta. Para validar a inscrição, na retirada de kit o corredor idoso precisa apresentar um documento original com foto (RG ou CNH, por exemplo). O kit de idoso não pode ser retirado por outra pessoa, já que o atleta precisa confirmar sua identidade.

Um grande problema que já publicamos aqui (veja abaixo) referente a Melhor Idade são os malandros que utilizam do desconto fazendo inscrição em nome de idosos que correm com o chip e prejudicam a classificação nas faixas etárias.

CURTA e FIQUE INFORMADO SEMPRE

 

 

 

A melhor “pior” idade para correr

Esse problema é um caso de polícia e algumas organizadoras já estão, além de dificultar a entrega dos kits, questionando pós prova o motivo do rejuvenescimento na corrida. Esse questionamento tem diminuído bastante o número de espertinhos, e a denúncia pelos próprios prejudicados tem sido um caminho para eliminar os malandros nas provas.

A melhor idade e os preços nas inscrições de corrida de rua. #SempreCorrendo

Posted by SempreCorrendooficial on Thursday, June 29, 2017

 

No vídeo acima o Senhor Norberto Teófilo, de 74 anos, nos conta indignado as dificuldades que tem passado para conseguir correr dentro da Lei suas corridas de todos os domingos, ele relata os problemas passados com a ATIVO.com e Iguana e nos conta também sobre o ocorrido na quando fez a inscrição para a Corrida Greenk Cosplay Run & Parade pela metade do valor praticado pela organizadora Yescom logo que as inscrições foram abertas.

Depois de alguns dias ele recebeu um email da organizadora informando que a corrida tinha um novo preço promocional e que com isso o pagamento efetuado por ele estava “a maior” que o valor da “meia” que ele tinha direito e que por isso ele receberia um crédito com a diferença paga a mais.

O mais engraçado é acharmos estranho quando alguém faz o OBVIO. Ter que PARABENIZAR alguém por ser honesto é a cara do nosso país de errados.

Em contato com a organizadora Yescom, a resposta que tivemos foi que a empresa NÃO vende KITS de corrida, ela organiza corridas de rua e que os valores praticados estão abaixo do praticado pelo mercado, com promoções e datas bem especificadas nos regulamentos e que a Lei é praticada sobre esses valores de forma igual para todos. Os Kits oferecidos nas corridas são “cortesias” e todos os inscritos recebem igualmente  o que for oferecido.

Essas são as posições das três principais empresas organizadoras de corrida do Brasil, as que promovem o maior número de corridas.

Não entramos em contato com as outras organizadoras porque não tivemos nenhum tipo de reclamação e a princípio todas praticam a Lei 12.933/2013 cobrando 50% do valor nominal das inscrições para os idosos.

O que algumas também fazem é exigir que o próprio idoso compareça na retirada do kit pré-prova e se responsabilize pela utilização do número de peito e chip no dia da corrida, método utilizado para tentar banir os malandros que querem tirar proveito da situação pagando metade e prejudicando os idosos que treinam e buscam melhores marcas em suas faixas etárias.

Infelizmente, o Brasil é um país onde as Leis funcionam de acordo com quem as lê, com quem as aplica ou de acordo com os interesses dos mais afortunados, elas não conseguem ser claras, objetivas e seguidas por todos.

Quando os idosos são ativos(não .com), estão preocupados com sua sanidade física e mental e procuram praticar o esporte corrida nas manhãs de domingo para serem o exemplo para seus filhos e netos acabam encontrando empecilhos e dificultadores que os desanimam a continuar.

Eles que deveriam ser os mais importantes e valorizados nas corridas como exemplos de longevidade estão sendo colocados de lado como se não tivessem valor, ou melhor, como se o valor que eles estão “economizando” fosse o culpado pelos altos preços das corridas.

O que parece que TODOS os envolvidos nas reclamações esquecem é que pela LEI NATURAL DA VIDA, a tendência é que todos nós iremos envelhecer, alguns sem capacidade física para praticar atividades e outros, principalmente os mais jovens que hoje já são corredores pretendem manter essa atividade junto ao envelhecimento.

Se os idosos de hoje já estão sendo tratados assim, o que devemos esperar quando NÓS chegarmos na tal Melhor IDADE?

Eu sempre respeitei e admirei meu tio avô que faleceu com 95 anos e foi um homem muito ativo com suas caminhadas até os últimos dias de vida, pretendo continuar caminhando e correndo até quando for possível, tento transmitir esse exemplo para os jovens e crianças, mas fico realmente triste em ver que para muitos a “envelhecência”  é um estorvo.

Desanimador ver que o ESPORTE CORRIDA não é mais um esporte, não existe mais a competição e aqueles que treinam para melhorar seus tempos são considerados como “problemas” para quem organiza a VENDA DE KITS.

Não existem mais premiações em dinheiro, não existem mais premiações para as faixas etárias, mal existe controle para os primeiros colocados e agora estão empurrando para fora das corridas os IDOSOS.

Se você que leu até aqui acha que não vai ficar velho, Parabéns!!! Ou você engarrafa a fórmula da juventude eterna e vende ou pode encomendar o velório.

O assunto é extenso, longo e envolve muitos detalhes, mas o principal que não está sendo entendido por quem estabelece essas regras esdrúxulas e insiste que está trabalhando de acordo com o estabelecido na Lei é a FALTA DE RESPEITO com quem já contribuiu muito na vida.

Parabéns aos que respeitam os atletas longevos!!

Que esse respeito continue!!!

E aos que nem sabem o significado de longevo, fica a dica que um dia todos vão querer ser assim denominados e com o devido respeito e honrarias e não com o descaso existente por conta de 50% de moedas ou camisetas de corridas.

ACABANDO A PROMOÇÃO DE 20%

TOMTOM Sports

Toda a linha com 20% de desconto

Só ATÉ 30 de JUNHO!!!

CADASTRE-SE em SempreCorrendo.com.br

AVISE-ME das NOVIDADES

SempreCorrendo.com.br

 

Sobre Antonio Colucci

Um corredor que escreve, 'RunPorter' e Pai do Diego. Correndo desde 2004; Escrevendo desde 2007; Pai do Diego desde 2008; Maratonista desde 2009.

Veja também

Lançamento running FILA KT1

Novidade de final de ano para os corredores adicionarem na lista do papai noel. Conheça …

Concorra inscrições de provas, camisetas e brindes.

Cadastre-se na nossa newsletter e saiba de tudo .

Obrigado! Foi enviado um email de confirmação para você.