terça-feira , 17 setembro 2019
Maratona Sorocaba topo

Publicidade

Ínicio / Corridas / Trilha do Caveira leva mil pessoas à histórica Serra do Matoso

Trilha do Caveira leva mil pessoas à histórica Serra do Matoso

Do Rio de Janeiro, direto da assessoria de Imprensa da corrida Trilha do Caveira.

 

Trilha do caveiraCorrida de 5km, 10km e 29km aconteceu na manhã deste domingo (9), na região que liga Itaguaí – Piraí, no Rio de Janeiro

Eder Gomes de Mattos, soldado do Bope, venceu a prova de 29km

Evento faz parte do Revezamento das Trilhas e Praias CAIXA

Com uma manhã de sol e visual de montanha, a Serra do Matoso, no Rio de Janeiro, recebeu os apaixonados por corrida trail run na primeira edição da Trilha do Caveira, em Itaguaí. O evento teve provas de 5km, 10km e 29km, com largada às 8h30. O percurso proporcionou uma prova com cenários inspiradores e trechos desafiadores de terra, ladeiras e trilhas. A distância mais longa da etapa, o 29km, exigiu fôlego e boa estratégia dos atletas. E quem se saiu melhor entre os homens foi o soldado do Bope Éder Gomes de Mattos (2h16min13). Entre as mulheres, a campeã foi Cleusa Barros (3h08min50) da equipe Valverde.

trilha do caveira 2

“Aqui é o quintal da minha casa. É a fazenda do caveira. A região é centro de treinamento do Bope e eu já conhecia.  A Trilha do Caveira teve um percurso muito técnico. A corrida começou com trajeto plano, em seguida (após o km 10) foi um grande sobe e desce. No km15 a altimetria foi ainda maior. Foi muito bom! Vem caveira”, comemorou o soldado Éder Mattos.

Um dos principais colaboradores na criação do trajeto foi Sérgio Dantas, subtenente da Polícia Militar do Rio que já serviu por 20 anos no BOPE. O convite foi feito pela Spiridon Eventos, empresa responsável pela Trilha do Caveira. Ele comentou a vitória de Éder.

“O trajeto foi muito inspirado nos treinos que faço por aqui. E o pessoal do Bope está acostumado com ladeira, ainda mais por conta da condição de relevo do Rio de Janeiro. Os policiais lidam com isso toda hora. Para completar, o Éder era atleta antes de entrar na polícia”, explica Sérgio Dantas

O percurso da Trilha do Caveira passou pela histórica “Estrada Calçada”, construída há mais três séculos pelos padres jesuítas, ligando hoje Itaguaí ao município vizinho de Piraí. Por lá passou D. Pedro I quando partiu do Rio de Janeiro para proclamar a Independência. Na prova de 10km ficou provado que o evento também é para quem tá disposto a encarar desafios. No masculino, o alagoano Paulo Machado Silva venceu com o tempo de 37mim55. Brígida Anjos de Figueiredo ganhou a categoria feminina (48min48).

“Eu moro em Maceió e vim participar de algumas competições no Rio de Janeiro. Foi uma satisfação conhecer Itaguaí. Eu me senti em casa nesse percurso pois moro no interior, costumo treinar em estrada de terra, além de praticar muita subida e descida. Fiquei feliz pois o clima me ajudou. Muita gente não gosto de calor mas eu já estou acostumado. Parabéns aos organizadores, excelente prova, água, batedor dando toda atenção durante o percurso e quando cheguei já tinha fruta. É só alegria”, finaliza Paulo Machado.

O vencedores da prova de 5km foram Mário dos Santos (19min47) e Sandra Medeiros (24min59). Um dos organizadores da Trilha do Caveira falou sobre o sucesso do evento e prometeu uma segunda edição.

“A gente está sempre em busca de ineditismo. O Dantas já tinha conversado com a gente sobre a região da Serra do Matoso. Fomos lá conhecer e gostamos. Vimos que tinha potencial pra realizarmos uma prova e foi um grande sucesso. Agora já estamos pensando nas novas ações e no formato da próxima edição. Os corredores podem aguardar porque teremos coisas boas”, declara Carlos Sampaio, sócio-diretor da Spiridon Eventos.

Os três primeiros colocados (masculino e feminino) em cada distância (5km, 10km e 28km) receberam troféus de premiação. Já nos 28km, houve também premiação por faixa etária (feminino e masculino). A Trilha do Caveira integra o Revezamento das Trilhas e Praias CAIXA, evento de corrida que conta com cenários deslumbrantes e percursos desafiadores. A prova é patrocinada pela CAIXA, conta com apoio da APPAI, elaboração e organização da Spiridon Eventos.

 

RESULTADOS REVEZAMENTO DAS PRAIAS E TRILHAS – ETAPA TRILHA DO CAVEIRA

29km

Masculino

1- Éder Gomes de Mattos – Bope – 2h16h13

2- Luiz Alberto Lima- Desafio e Aventuras – 2h18min20

3- Clóvis Carvalho dos Santos – Delhas Móveis – 2h30min23

Feminino

1-Cleusa Barroso – Equipe Valverde – 3h08min50

2- Alessandra da Costa – Delhas Móveis – 3h21min11

3- Ana Paula Palagar Araújo – Desafio e Aventuras – 3h25min22

10km

Masculino

1- Paulo Machado Silva – 37mim55

2- Carlos Vinícius Almeida – 41min57

3- Edilson Rodrigues Tavares – 42h30

Feminino

1- Brígida Anjos de Figueiredo – 48min48

2- Maria Silvania Ferreira – 51min47

3- Elisa Carneiro – 52min27

5km

Masculino

1- Mario dos Santos – APPAI – 19min47

2- Laumir Certo -APPAI-  19min58

3- Leandro Ribeiro – APPAI-  20min02

Feminino

1- Sandra Medeiros – APPAI- 24min59

2- Juceni Santos – Guarda Municipal – 26min19

3- Charlene da Silva – APPAI- 26min45

 

SempreCorrendo.com.br

Sobre Antonio Colucci

Um corredor que escreve, 'RunPorter' e Pai do Diego. Correndo desde 2004; Escrevendo desde 2007; Pai do Diego desde 2008; Maratonista desde 2009.

Veja também

Nike Zoom Squad rumo a Chicago

Preparação + Maratona de Chicago + Nike + Zoom Squad Confira as novidades dessa turma …

Concorra inscrições de provas, camisetas e brindes.

Cadastre-se na nossa newsletter e saiba de tudo .

Obrigado! Foi enviado um email de confirmação para você.