sexta-feira , 19 abril 2024
Track Field topo 10%

Publicidade

Ínicio / Corridas / Corrida de Rua / 10 km / Mulheres são maioria

Mulheres são maioria

Mulheres são maioria em 3 das 5 categorias da Maratona do Rio
Essa manchete é muito legal, essa informação é muito relevante e animadora, e não é só na Maratona do Rio, a maior do Brasil que esses números são vistos. Em todos os cantos do país é possível ver a quantidade crescente de mulheres correndo, ou melhor, SEMPRE CORRENDO, porque depois que elas começam a correr e descobrem os benefícios que a corrida trás para a cotidiano, para todos os aspectos da vida, principalmente a saúde física e mental, dificilmente elas param, diferente dos homens que começam, se empolgam e depois da primeira falha ou não obtenção do objetivo já param e arrumam outra coisa para fazer.

Que bom ver tantas mulheres aderindo ao esporte corrida, e não necessariamente participando das provas, mas cuidando da saúde através do esporte, colocando o corpo em movimento em busca de saúde.

Agora, para ser um mundo perfeito, só precisamos que os seres do sexo masculino respeitem as mulheres nas ruas, parques e provas.

 


  Inscreva-se no Canal SempreCorrendo no Youtube

A Maratona do Rio será no feriado de Corpus Christi no ultimo final de semana de maio, início de junho com três dias de provas e não sabemos ainda se o COLUCCI e o Sempre Correndo estarão por lá como tem marcado presença desde 2010.

 

Mulheres são maioria em 3 das 5 categorias da Maratona do Rio
Celebrando o Dia Internacional da Mulher, organização da prova comemora grande presença do público feminino em sua 22ª edição

 

Clique Para Download

Créditos: Divulgação/Maratona do Rio

 

As mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço nas mais diversas atividades sociais. Um exemplo dessa forte presença é a participação feminina na Maratona do Rio, que será realizada entre os dias 29 de maio e 2 de junho. Segundo dados da própria organização, o maior festival de corridas da América Latina já tem maioria feminina em três das cinco distâncias oferecidas ao público.

 

Na prova de 5km, as mulheres representam 58,23% dos inscritos; nos 10km, ainda mais: 62,19%; e nos 21km, 52,56%. No total, as mulheres já são 48% dos corredores inscritos na Maratona do Rio, que neste ano tem o tema “O Brasil corre pro Rio”, celebrando a vinda de corredores de todos os cantos do país para uma jornada emocionante e desafiadora pelas ruas cariocas.

 

Atualmente, é algo comum ver mulheres corredoras. No entanto, há 40 anos, quando não existia tecnologia para a realização de treinos, redes sociais ou sequer os inúmeros grupos de corrida, o esporte era majoritariamente masculino. Uma das referências femininas que quebrou esse padrão foi Vanessa Protásio, uma jovem psicóloga que, à época, se apaixonou pela corrida quando o esporte ainda engatinhava.

 

Em seus mais de 40 anos correndo, Vanessa tem em seu currículo 32 participações em maratonas, o 1° lugar feminino na Meia Maratona da Ponte em 1981 e o 1° lugar feminino na Maratona do Rio em 1982, além de incontáveis provas chegando nas primeiras colocações. Além disso, foi a brasileira mais rápida em sua primeira participação na Maratona de Nova Iorque.

 

“Quando comecei a correr, a presença feminina não era grande. Mas, com a popularização do esporte, ela foi tendo um crescimento e agora possui uma grande participação das mulheres. Isso se deu porque começamos a enxergar que era possível fazer coisas que antes nos disseram que era impossível. Houve a quebra daquele padrão de mulheres realizarem tarefas pré-determinadas e começa o movimento de sair pra rua, correr com amigos e ter o momento e espaço único dela”, afirma Vanessa, que hoje é formada em coaching e trabalha especificamente em ajudar as pessoas a extraírem o melhor desempenho possível, além de ser uma das integrantes do time de especialistas da Maratona do Rio.

 

Como conselho, a corredora mineira diz que é importante sair da zona de conforto e romper com o que você considera difícil. “É preciso ter coragem para viver seus momentos. Calça um tênis, vai pra rua e dá o primeiro passo. Experimentar coisas novas, perceber o prazer em quebrar barreiras e criar o compromisso consigo mesma são incentivos para entrar no mundo da corrida e de instituir um novo espaço na sua vida, voltado para a conexão com seu corpo, suas emoções e suas conquistas”.

 

Neste ano, a expectativa é de que 50 mil atletas vivam a emoção de participar da Maratona do Rio, sendo 81% de fora do Rio de Janeiro. Considerando o público total, a organização da prova acredita que mais de 120 mil pessoas estarão presentes durante os dias das provas. Assim como na última edição, a retirada dos kits será na Casa Maratona, localizada no Pavilhão da Marina da Glória, no Aterro do Flamengo (RJ), entre os dias 29 de maio e 1 de junho.

 

Serviço – Maratona do Rio 2024

Data
29 de maio a 2 de junho

Distâncias
Quinta (30/05): 5k
Sábado (01/06): 21k
Domingo (02/06): 10k e 42k
Desafio Cidade Maravilhosa (o corredor participará da prova de 21k no sábado, e dos 42k no domingo)

 

Inscrição para PCDs
São feitas por e-mail: contato@maratonadorio܂com܂br

Retirada de kits

 

Quarta-feira (29/05/2024)

Data exclusiva para retirada de kit do 5k*

Horário: 12h às 20h (entrada na Casa Maratona somente até às 19h)

*O corredor poderá retirar o kit para os 5k e também para outras distâncias em que ele estará inscrito nesta data
Quinta-feira (30/05/2024)

Retirada dos kits de 5k: 9h às 13h*

Retirada dos kits de 10k, 21k, 42k, 21k + 42k: 9h às 17h*

*De acordo com o horário agendado no ato da inscrição

 

Sexta-feira (31/05/2024)

Retirada dos kits de 10k, 21k, 42k, 21k + 42k: 9h às 19h*

*De acordo com o horário agendado no ato da inscrição

 

Sábado (01/06/2024)

Retirada dos kits de 10k e 42k: 8h às 17h*

*De acordo com o horário agendado no ato da inscrição

Sobre as provas

5k

Largada e chegada: Aterro do Flamengo, altura da Marina da Glória

Horário: 16h

Tempo de corte: 90 minutos

Idade mínima: 14 anos

10k

Largada e chegada: Aterro do Flamengo, altura da Marina da Glória

Horário: a definir

Tempo de corte: 90 minutos

Idade mínima: 16 anos

Meia Maratona – 21k

Largada: Leblon (altura a confirmar)

Chegada: Aterro do Flamengo, altura da Marina da Glória

Horário: a definir

Tempo de corte: 3 horas

Idade mínima: 18 anos

Idade mínima para o Desafio (21k + 42k): 20 anos

 

Maratona – 42k

Largada e chegada: Aterro do Flamengo, altura da Marina da Glória

Horário: a definir

Tempo de corte: 6 horas

Idade mínima: 20 anos

Idade mínima para o Desafio (21k + 42k): 20 anos

 

Sobre a Maratona do Rio

A Maratona do Rio 2024 conta com Patrocínio Master das marcas Michelob Ultra e Claro, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer. A marca esportiva oficial é a adidas e hidratador oficial Gatorade. A marca de suplemento oficial é Z2 Foods e patrocínio da XP. A agência de turismo oficial é a Eventos܂com܂br. O evento conta com o Apoio Prefeitura do Rio e Yopp Óculos Esportivos como marca parceira. A Maratona do Rio é uma produção da Spiridon e Dream Factory.

 

 

DESCONTO na Maratona de São Paulo 2024

Todos os DOMINGOS às 16:30 em  nos canais SempreCorrendo
Grandes nomes que escreveram a história da corrida no Brasil


QUER SABER ANTES PARA NÃO FICAR DE FORA?

Sobre Antonio Colucci

Um corredor que escreve, 'RunPorter' e Pai do Diego. Correndo desde 2004; Escrevendo desde 2007; Pai do Diego desde 2008; Maratonista desde 2009.

Veja também

DESCONTO na Maratona de São Paulo 2024

No dia 07 de abril de 2024 acontecerá a 28ª edição da mais importante maratona …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Concorra inscrições de provas, camisetas e brindes.

Cadastre-se na nossa newsletter e saiba de tudo .

Obrigado! Foi enviado um email de confirmação para você.