Logo após a chegada #MaratonaDoRio2015 |
Quarta-feira, 29 de Julho de 2015
No último domingo, o Rio de Janeiro foi palco de uma das maiores corridas do Brasil com 26.000 inscritos nas três distâncias oferecidas, a Maratona com seus 42km 195 metros e não de 15km como a São Silvestre, Meia Maratona com seus 21.097 metros e a corrida de 6 km lá batizada de Family Run.
Entre as maratonas brasileiras, é a que concentra o maior número de concluintes, esse ano com mais de 5.000 corredores sendo mais de 1.000 mulheres, um número muito expressivo que se explica pela organização da prova e pelo percurso que dispensa maiores explicações.
A meia maratona é a mais concorrida do Brasil e suas mais de 15.000 vagas esgotam em um piscar de olhos.
Se você pretende correr em 2016, as inscrições já estão abertas e esgotam rapidamente, faltam exatos 10 meses para a realização da prova que será dia 29 de maio de 2016 antecipando o já tradicional mês de julho em virtude da realização da Olimpíada Rio 2016. É tempo suficiente para uma boa preparação, com planejamento e treino a prova tem tudo para ser inesquecível. www.maratonadorio.com.br
Para a entrega dos kits de participação(número de peito, chip descartável, camiseta, boné, sacola e brinde dos patrocinadores) foi montada uma feira, a Rio Run Market, com diversos expositores e lojas de produtos para corrida, além de palestras e muita interatividade para os participantes. A feira foi realizada em um espaço amplo e bem localizado, com transporte fácil que facilitou a vida dos corredores inscritos, 65% não moradores do Rio de Janeiro.
No sábado a fila para entrega dos kits estava grande, mas não gerou desconforto e nem grandes reclamações.
A Maratona do Rio atravessa a cidade inteira pela orla saindo do Recreio dos Bandeirantes e chegando no Aterro do Flamengo e a organização disponibiliza ônibus da chegada para a largada a partir das 05:00 da manhã, é uma viagem noturna, sem trânsito e demorada(quase ou mais de 01 hora) que deixa no ar aquela pergunta: O que que eu estou fazendo aqui? Vou ter que voltar correndo???
Na largada, no Recreio, um local bonito e muito espaçoso com muitos banheiros químicos e a energia boa dos corredores na expectativa para ouvir a buzina e voltar correndo para o Aterro, é nítida a expressão de medo e receio dos iniciantes na distância e a preocupação de todos para os últimos detalhes, desde a arrumação do número/chip, ligar os GPS, ajeitar os géis, hidratar, ajustar fones e toda a parafernália imaginável antes de despachar o que não será utilizado nos ônibus guarda-volumes, que funcionam de forma perfeita com staffs contentes e ágeis.
Corrida não é brincadeira, e maratona tem um requinte especial, é a rainha das distâncias, é a que deixa marcas, marcas boas e marcas dolorosas, até para os mais experientes corredores. Ela deve ser respeitada e admirada. É a SENHORA das corridas.
Esse ano eu fui para o Rio de Janeiro com o horário bem apertado, cheguei na cidade maravilhosa no início da tarde de sábado, perdi as palestras da feira Rio Run Market e no domingo tinha que voltar voando para São Paulo, um fator a mais para me preocupar durante o percurso, qualquer problema por menor que fosse, eu estava pronto para abandonar a prova e voltar para casa. Seria uma corrida contra o tempo.
Comecei 2015 pensando nessa prova, era o alvo, porém, o meu resultado na gélida maratona de São Paulo em 17 de maio foi péssimo, além da febre, gripe e um mês parado, voltar ao mesmo ritmo não seria uma missão das mais simples, o que me fez mudar todo e qualquer plano e o objetivo era apenas de completar a maratona da melhor forma possível dentro de no máximo 4 horas.
Fui para a largada com os amigos que tinham metas e planos para o percurso, eu não queria acompanhar ninguém para não atrapalhar os planos deles ou estragar minha prova sem planejamento específico e faltando 5 minutos para o início surgiu a ideia de largar por último, atrás de toda a corrida mesmo sabendo que os 3 primeiros kms são corridos em ruas apertadas em ida e volta, você larga vendo os mais rápidos já voltando e só após o km 3 a prova passa ao lado da largada e segue bem em pista larga até a chegada.
Me posicionei a frente do pórtico da largada, do lado de fora da corrida e registrei a largada com mais de 5.000 corredores, largada que demorou quase 10 minutos até o momento que o locutor avisou que seria encerrada a largada, acelerei para passar a tempo no tapete de cronometragem, tapete esse que foi chutado e um corredor caiu, levantou e seguiu deixando o tapete virado por alguns minutos. Foi tão rápido que só dá para ver a queda em câmera lenta no minuto 3:13.
Confira abaixo o vídeo da largada e encontre-se.
Alguém conhece o corredor que caiu?
E assim termina o relato dessa prova que os números mostram ser a maior e mais desejada das maratonas brasileiras.
Continuo na torcida para que São Paulo tenha uma maratona tão querida como essa, afinal a maioria dos inscritos na prova carioca é de paulistas.
Meu agradecimento especial aos apoiadores que de alguma forma correram comigo e com Blog e Run essa prova:
– Fisionoesporte, essa equipe me dá muitas broncas mas faz mágica.
– In Press Media Guide/Spiridon/Dream Factory/Maratona do Rio;
– GPS TomTom #TomTomCardioRunner ;
– Gatorade Brasil #OSuorFazMágica ;
– Água Minalba #CorredoresMinalba ;
– Oakley Brasil #OakleyBR
– Adidas Adios Boost e #RunBase #AdidasBrasil
– Meia de compressão personalizada homem aranha – Jacs Sports
– FlipBelt #FlipBeltBR
– GoPro #GoProBR Hero4
Conheça e curta a PÁGINA #BLABLABLARUN com as entrevistas e vídeos já publicados.
Siga este BLOG – adicione seu email em “Cadastre seu Email Aqui” e receba as atualizações em primeira mão.
Inscreva-se no NOVO CANAL BLABLABLARUN do Youtube.
Curta a página do blog no facebook e fique por dentro de muito mais sobre corridas: fb.com/BlogeRun
Siga no Twitter@antoniocolucci e no Instagram @antoniocolucci_13
Parabéns Colucci. Vc é fera.
Abs
Jorge
E as imagens também…Valeuuuuu
Belas fotos Colucci…Parabéns