Uma foto, um pensamento, muitas opiniões.
A foto abaixo com seus devidos links no instagram e no facebook levantaram um tema muito interessante que insisto há muito tempo e dificilmente mudarei de opinião.
Quem tiver um argumento que consiga me fazer mudar a visão, será muito bem-vindo.
Antes de entrar no fato propriamente dito, vamos a outro certeiro e curioso.
Aqui no site, a quantidade de visitas e acessos é infinitamente maior que o insta ou o face, porém, após a leitura de qualquer assunto que seja, comentar não é uma opção muito procurada, e lá nas redes sociais ou anti-sociais os comentários são muitos e alguns nem tem nada a ver com o tema/foto.
Seria preguiça?
Ou o local para comentários é de difícil acesso?
ENQUETE – responda aqui ou se não achar, nas redes sociais.
Hoje em dia vejo que um grande número de corredores “PRECISAM SER MARATONISTAS” ou “Meio-Maratonista”, só para “ostentar” essa condição, e essa necessidade acaba transformando muitos em EX-CORREDORES devido a lesões ou a péssima experiência em concluir um percurso tão longo sem a devida preparação.
Eu não sou profissional de educação física, não sou médico, e escrevo e falo isso diariamente como PRATICANTE DE CORRIDA que tem uma certa experiência de mais de uma década(o que não significa nada) gastando as solas do tênis.
Eu já sofri para terminar maratonas, meias-maratonas e até provas menores por motivos até banais, assim como também já desisti de uma maratona que a conclusão só serviria para me lesionar e nada mais.
Acredito que correr deve ser antes de TUDO um ato de prazer, uma diversão, um hobby, uma qualidade de vida. Se conseguir correr dessa forma o próximo passo será pensar em melhorar tempos e buscar performance.
Ultimamente tenho visto muitas pessoas largando em corridas de longa distância que estão caminhando ou trotando bem lentamente antes do km 5.
A questão crucial não é a velocidade, a questão principal é que estamos em um país tropical, o calor é uma variável desgastante que machuca muito.
Esse sofrimento todo não é nada saudável e nos casos das provas de corrida de rua acabam causando problemas aos participantes e aos organizadores.
Penso que antes de se inscrever em uma corrida de longa distância, o corredor deve estar MUITO APTO para encará-la, a não ser que seja em provas festivas fora do Brasil com o clima ameno ou frio(frio esse que não quero nem chegar perto).
Eu queria muito entender porque é tão necessário “TER” essa conquista e depois ficar a semana toda sem conseguir andar. Não seria mais interessante participar da corrida de menor distância, continuar treinando, melhorando o condicionamento e estrear nas longas distâncias com a certeza que o sofrimento será de puro prazer e superação?
Será que estou ficando muito ‘velho chato’? Será que estou muito “tiozinho mala”?
Essa é uma preocupação com a saúde dos corredores, completar provas nessas condições não tem nada de SUPERAÇÃO, de sei lá o que, isso é um desgaste desnecessário que ninguém precisa se submeter. É muito mais inteligente e prudente não participar, não percorrer o percurso todo, não passar no pórtico do que chegar se arrastando e passar uma semana sem poder ver uma escada pela frente.
Não tenho nenhum problema com “pace”, não ligo para a velocidade, nem para a minha, tenho consciência de quanto esforço consigo submeter meu corpo em cada treino ou prova, corro por prazer e diversão.
Quer correr 21km? Prepare-se para encarar a distância!!!
Quer correr 42km? Corra muitos 21kms antes, faça os 21kms parecerem 5kms e depois pense em dobrar a meta que é absurdamente mais difícil de concluir.
Tem dúvidas de como fazer isso? PROCURE um médico do esporte, PROCURE um profissional de educação física, pergunte, tire as dúvidas e treine conscientemente para encarar esses desafios.
Respeite seu corpo, VOCÊ MORA NELE!
Após concluir a 11ª Meia Internacional de SP no último domingo, fiquei mais de 50 minutos na linha de chegada “recepcionando” os corredores, analisando a campanha do CORREDOR LEGAL, e conversando com muitos atletas, amigos e desconhecidos, e todos que terminaram até às 02:35 (MAIS DE 07 minutos cada KM) do tempo bruto chegaram desgastados, e elogiaram a prova, reclamaram do SOL, mas tiveram uma ótima estrutura no percurso e chegada, passaram pelos km 13 com até 1:30.
Ontem, nas redes sociais vi algumas reclamações sobre falta de estrutura para quem chegou no km 13 com 2 horas de prova, tempo esse que as vias da cidade até esse ponto já deveriam estar limpas para serem liberadas ao trânsito.
Não é uma questão de tempo/PACE. É simplesmente uma questão de BOM SENSO!
Quem se preparou para completar 21km, não teve do que reclamar, quem foi para terminar CUSTE O QUE CUSTAR, não deve estar andando ainda hoje.
Não existe nem uma Meia-Maratona FESTIVA no Brasil.
Esse foi o percurso da #MeiaSP #2017 #21km pelo centro de SP com minhocão, muitas subidas e descidas. Percurso duro, uma…
Posted by Antonio Colucci on Monday, February 20, 2017
Cadastre-se em SempreCorrendo.com.br
SempreCorrendo.com.br
Concorra inscrições de provas, camisetas e brindes.
Cadastre-se na nossa newsletter e saiba de tudo .
Obrigado! Foi enviado um email de confirmação para você.