quarta-feira , 22 maio 2024
Track Field topo 10%

Publicidade

Ínicio / Corridas / Corrida de Montanha / Bota pra Correr Vale dos Vinhedos – A corrida que não teve

Bota pra Correr Vale dos Vinhedos – A corrida que não teve

Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul foi o palco escolhido para mais uma edição do Bota pra correr da Olympikus. Uma região incrível que tive a oportunidade de conhecer no início do ano ao participar da Maratona do Vinho, rodeada de cidades e vilas que produzem vinhos, espumantes, sucos e derivados de uvas, também reconhecida pelo turismo e pela gastronomia. A região colonizada por italianos faz parte do Patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul.

Com tantas qualidades e beleza, é o local perfeito para uma experiência de corrida como o Bota para correr da Olympikus, que desbrava o Brasil com suas provas que são muito mais que corridas, são momentos que transformam as vidas dos participantes que podem conhecer novos lugares correndo, e dos lugares e seus habitantes que recebem os corredores com muito carinho.

Participar do Bota pra correr não é como participar de uma corrida onde alguém pode pegar seu kit e você só precisa aparecer na hora da largada, correr e ir embora após receber a sua medalha, participar do Bota pra correr é vivenciar momentos, captar novas histórias, escrever memórias no seu currículo de corredor e principalmente na sua vida.

E, nessa edição do Vale dos Vinhedos não foi diferente, tirando o fato que não teve corrida, algo que para muitos pode parecer que é o essencial para o momento, mas que na verdade, com toda a situação vivida na região, correr passou a ser a coisa menos importante de todas.

A região que desde setembro vem sofrendo com as fortes chuvas, na sexta-feira 17 de novembro de 2023, véspera dos eventos de corrida, foi atingida por uma chuva intermitente que na madrugada ficou ainda mais forte causando o caos em todo o Vale dos Vinhedos, cidades ficaram submersas, estradas bloqueadas com deslizamentos e centenas de pessoas desabrigadas, desalojadas e vulneráveis as forças da natureza, uma situação muito delicada e triste onde todo e qualquer apoio é extremamente necessário e ainda assim, o estrago é inevitável. A única coisa que passa a ter importância nessas situações extremas é a preservação da vida, prestar socorro para os que estão nas piores condições.

Felizmente, os responsáveis pelo Bota pra correr mostraram ao pé da letra o significado da palavra RESPONSÁVEL

Na madrugada foi decidido pelo adiamento das largadas até que fosse possível ter uma visão melhor das consequências das fortes chuvas e a comunicação foi muito boa, pois apareceram somente 4 corredores para a largada, todos os outros ficaram seguros nas suas hospedagens.

 


  Inscreva-se no Canal SempreCorrendo no Youtube

 

Quando amanheceu e os estragos foram aumentando, a melhor decisão foi tomada, o cancelamento das corridas.

Não existia a menor possibilidade de ser feliz correndo sabendo que pessoas tão próximas estavam sofrendo e até morrendo.

Empatia, uma palavra que ficou famosa na pandemia, foi novamente trazida a tona e a melhor forma de colaborar com a calamidade era não causar mais problemas, era deixar que as autoridades da região pudessem trabalhar única e exclusivamente para que estava em apuros, quem realmente precisava de ajuda. E assim foi feito.

Essa foi a melhor corrida que eu fui e não corri.  Não corri a prova, não corri riscos, não corri perigo.

 

Na sexta-feira, as ativações aconteceram conforme o programado, mesmo embaixo do temporal, toda a estrutura suportou o aguaceiro e aconteceram as palestras, apresentação do documentário, muitas informações e fortes emoções com um público presente bem grande e nesse caso foi graças a chuva, já que dava para participar de tudo em ambiente coberto e protegido dentro das lindas instalações da Vinícola Miolo.

A Vinícola Miolo tem um passeio onde é possível caminhar pelos parreirais, conhecer todo o processo de produção, aprender sobre degustação e curtir todo o complexo enoturístico. Adriano Miolo ficou encantado com o universo corrida, segundo Adriano, “A Miolo sempre apoia eventos na região, de todos os tipos, inclusive os esportivos que aparecem, mas não imaginava a força da corrida, não conhecia esse ambiente tão acolhedor e agora a intenção é apoiar mais eventos de corrida, e não só na região”.  A Miolo é reconhecida e premiada pelo mundo todo, são mais de 30 países que consomem os vinhos e espumantes da marca.

Infelizmente não corri, mas a tristeza jamais será por não ter cruzado essa linha de chegada ou por não ter conquistado mais uma medalha ou mesmo um lugar no pódio, a tristeza é ver o quão vulneráveis somos, e como nada é feito pelos órgãos responsáveis para tentar evitar que rios invadam as casas, que os morros desmoronem e que tantas vidas fiquem tão expostas em todas as cidades do país.

O Bota pra Correr deve continuar em 2024, em novos paraísos do Brasil, a Olympikus vai analisar caso a caso as reclamações sobre essa edição que não aconteceu no Vale dos Vinhedos, mesmo sabendo que o regulamento prevê adiamentos e cancelamentos por motivo de força maior.

Parabéns aos responsáveis pela prova, a toda equipe da Olympikus e todos os envolvidos que entenderam o tamanho do problema, da gravidade e tomaram as decisões em tempo hábil visando a segurança de todos.

Força ao Vale dos Vinhedos

Obrigado Combo e Olympikus por essa experiência do Bota pra Correr, dessa vez foi Bota pra chover, Bota pra Comer, mas foi muito bom participar das ativações e estar com tantos amigos e atletas históricos e heróis do Brasil.

 

Em 18 de fevereiro de 2024, estarei de volta para a 10ª edição da www.maratonadovinho.com.br

DESCONTO na Maratona de São Paulo 2024

Todos os DOMINGOS às 16:30 em  nos canais SempreCorrendo
Grandes nomes que escreveram a história da corrida no Brasil


QUER SABER ANTES PARA NÃO FICAR DE FORA?

 

Sobre Antonio Colucci

Um corredor que escreve, 'RunPorter' e Pai do Diego. Correndo desde 2004; Escrevendo desde 2007; Pai do Diego desde 2008; Maratonista desde 2009.

Veja também

Dia da Mulher: HUAWEI WATCH GT 4 faz gestão inteligente do ciclo menstrual

Essa dica é muito legal para as mulheres que além de controlar todos os treinos, …

Concorra inscrições de provas, camisetas e brindes.

Cadastre-se na nossa newsletter e saiba de tudo .

Obrigado! Foi enviado um email de confirmação para você.