quinta-feira , 20 junho 2024
Track Field topo 10%

Publicidade

Ínicio / Corridas / Corrida de Rua / 10 km / Tá chegando a hora – 22ª Maratona do Rio 2024

Tá chegando a hora – 22ª Maratona do Rio 2024

Falta pouco para a Maratona do Rio 2024, o maior festival de corrida do Brasil chega cheio de novidades.

Agora serão 3 dias de provas para as 4 distâncias com os 5kms acontecendo na tarde do feriado, na quinta-feira.

A meia maratona será no sábado, a Maratona e os 10kms continuam no domingo.

Teremos algumas alterações nos percursos, conforme explicado abaixo, e muitas atrações durante a semana desde a retirada dos kits até o pós prova com as premiações e shows.

Para apoiar as vitimas dos estragos na tragédia do Rio Grande do Sul, a Maratona do Rio criou uma ação muita legal e toda a renda será repassada para a ONG Ação da Cidadania.

Agora só falta preparar o material que será utilizado nas provas, ajustar os últimos treinos e correr bem pelas ruas da Cidade Maravilhosa.

Estaremos lá, com o SempreCorrendo, a Contra Relógio e o Resgate da História do Atletismo Br.

Quem mais vai? Qual a distância ou quais as distâncias que vai correr?

 


  Inscreva-se no Canal SempreCorrendo no Youtube

Maratona do Rio está chegando com recorde de inscritos, cultura e solidariedade

Maior Festival de Corrida de Rua da América Latina terá mudanças nos percursos

Está chegando a hora! Vem aí a 22ª edição da Maratona do Rio. Entre os dias 29/5 e 2/6, o Brasil corre para o Rio, com recorde de participantes: serão 45 mil inscritos em cinco distâncias diferentes: 5k (30/5), 10k (2/6), 21k (1º/6), 42k (2/6) e o Desafio Cidade Maravilhosa (21k + 42k).

Corredores de todos os estados brasileiros e do exterior vão participar do maior Festival de Corridas de Rua da América Latina. Ao todo, 81% são de fora do Rio de Janeiro, afirmando a Maratona do Rio como um evento internacional, plural e diverso.

Mais que isso, um evento com igualdade de gêneros: três das cinco categorias (5k – 58,23%, 10k – 62,19% e 21k – 52,56%) têm maioria de mulheres. No total, elas representam 48% dos inscritos.

Na coletiva de imprensa, realizada na última quinta, no Restaurante Baleia Rio’s, no Aterro do Flamengo, um dos mais belos cartões postais do Rio, representantes da Dream Factory, da Spiridon e do poder público passaram todas as informações e novidades da Maratona do Rio.

Mudanças no percurso:

Para dar mais fluidez às provas e mais conforto aos corredores, os percursos de três das quatro distâncias passaram por melhorias. Apenas os 10k mantêm o mesmo traçado de 2023.

A Maratona, por exemplo, mudou nos primeiros 15 quilômetros na parte do Centro do Rio e o início do novo traçado é em grande parte o mesmo da Maratona Olímpica em 2016.

Já a Meia Maratona teve a sua largada deslocada da esquina com a Rua Bartolomeu Mitre, no Leblon, para o Jardin de Alah, para comportar e dar mais conforto ao grande número de inscritos.

Os 5k ganharam um trajeto completamente novo, muito largo e rápido, todo entre o Museu de Arte Moderna (MAM) e a Praça Cuauhtemoc, no Flamengo.

 

facebook.com/SempreCorrendo.

 

Atletas de elite

Serão mais de 50 atletas de elite do Brasil e do exterior em todas as distâncias, exceto os 5k. Na Maratona, são boas as chances de quebra de recorde, tanto no masculino quanto no feminino.

Entre os homens, são 26 inscritos, sendo sete de países africanos. Vale destacar que estarão presentes todos os vencedores desde 2018, como o queniano Josphat Kiprotich (atual campeão e recordista) e o brasileiro bicampeão (2021 e 2022) Justino Pedro da Silva.

Na Maratona feminina, são quatro estrangeiras com destaque para as etíopes Betelhem Moges e Tsehat Maru. A brasileira Amanda Aparecida de Oliveira, terceira colocada em 2023, tem tudo para buscar novamente seu lugar no pódio.

Camisetas e medalhas

Os modelos de camisetas da adidas trazem cartões postais da cidade como pano de fundo e estão alinhados com o conceito de sustentabilidade ambiental. Feitas com pelo menos 70% de material reciclado, ajudam a diminuir o desperdício e a dependência de recursos não-renováveis. Além disso, mantêm a sensação de frescor do início ao fim do treino, já que o tecido aeroready antitranspirante ajuda a manter a pele seca. Os detalhes refletivos aumentam a visibilidade em corridas antes do nascer do sol ou depois do pôr do sol.

Quem for encarar o Desafio Cidade Maravilhosa, que consiste em correr a prova de 21k no sábado (1º/6) e a de 42k no domingo (2/6), terá duas camisas diferentes: a de 21k, com manga, na cor rosa, e a de 42k, sem manga, na cor laranja. Essa camiseta regata é novidade e foi um pedido dos corredores atendido pela organização.

Completando a paleta de cores do maior festival de corridas de rua da América Latina, aqueles que vão desafiar os 42k usarão a tradicional cor laranja. Nos 21k, a camiseta será vermelha, a dos 10k (2/6) é azul e a dos 5k (30/5), roxa.
As medalhas das provas de 5k, 10k e 21k serão na cor prata. Já as medalhas dos 42k e do Desafio Cidade Maravilhosa terão as cores dourada e cobre.


  Inscreva-se no Canal SempreCorrendo no Youtube

Além do esporte

Consolidada como um importante evento do calendário carioca, a Maratona do Rio vai além do esporte e oferece uma ampla programação cultural. É a Maratona com Arte, com exposições e shows.
Um dos maiores símbolos da Maratona do Rio são os tênis gigantes. Representando o modelo Adizero Adios Pro 3, da adidas, eles foram pintados pelos artistas Davi Baltar, Ju Angelino, Criz Silva, Lolly e Rafael Doria.
Eles poderão ser apreciados até o dia 26 na Estátua Luiz Gonzaga (Centro de Tradições Nordestinas), no Complexo Esportivo da Rocinha, no Maracanã, na Praça Jerusalém (Ilha do Governador) e na Praça do Pontal (Praia do Recreio).
Após a exposição na rua, todas as obras estarão na Casa Maratona, no Village e no Bosque, que ficam na Marina da Glória. É na Marina também onde está localizado o palco Maratona com Arte, que vai receber muitos nomes de peso da nossa música, em shows gratuitos e abertos ao público.

O DJ Marlboro vai tocar na quinta (30/5), o bloco Chora Me Liga é atração no sábado (1º6) e o ex-Barão Vermelho Rodrigo Santos se apresenta no domingo (2/6). Já a Orquestra Circônica faz shows na abertura da Casa Maratona e também anima a entrega de kits de quarta a sexta-feira. Sandra de Sá e Bangalafumenga encerram o festival.

A gente corre para ajudar

Em parceria com a ONG Ação da Cidadania, a Maratona do Rio promoveu o “A gente corre pra ajudar” em prol do Rio Grande do Sul. Um lote extra de 150 inscrições a R$ 1000 cada foi aberto para os 5k, 10k, 21k e 42k – 136 dessas inscrições foram vendidas em menos de 48 horas. A Maratona do Rio vai arcar com todas as despesas de impostos e taxas de serviço da tiqueteira para que o valor de R$ 136 mil seja 100% doado ao povo gaúcho.

Transmissão

Por mais um ano, em parceria com a adidas, a Maratona será transmitida ao vivo e na íntegra pela ESPN 2 e pelo Star+, no streaming. A largada é às 5h.

Patrocinadores

A Maratona do Rio 2024 conta com Patrocínio Master das marcas Águas do Rio, I Love Prio, Michelob Ultra e Claro, essas duas últimas por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer. A marca esportiva oficial é a adidas, e a Gatorade é hidratador oficial. O suplemento oficial é a Z2 Foods e patrocínio da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e XP, além de Coparticipação do Sesc RJ. A agência de turismo oficial é a Eventos.com.br. Os apoiadores são Dorflex Max e aeroporto RioGaleão. A Maratona do Rio conta ainda com a parceria da Granado, Fotop, Yopp Óculos Esportivos, Parque Bondinho e Spid. As mídias oficiais são Eletromídia, Mix e Kallas com transmissão oficial da ESPN. O festival é uma produção da Spiridon e Dream Factory.

FuelCell Rebel v4 é lançado pela New Balance

Todos os DOMINGOS às 16:30 em  nos canais SempreCorrendo
Grandes nomes que escreveram a história da corrida no Brasil


QUER SABER ANTES PARA NÃO FICAR DE FORA?

 

Sobre Antonio Colucci

Um corredor que escreve, 'RunPorter' e Pai do Diego. Correndo desde 2004; Escrevendo desde 2007; Pai do Diego desde 2008; Maratonista desde 2009.

Veja também

Lançamento: HUAWEI WATCH FIT 3

Lançamento da Huawei que chega com promoção. Fui na apresentação das novidades e a tecnologia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Concorra inscrições de provas, camisetas e brindes.

Cadastre-se na nossa newsletter e saiba de tudo .

Obrigado! Foi enviado um email de confirmação para você.