segunda-feira , 22 julho 2019
Meia Maratona do Rio 2019 topo

Publicidade

Ínicio / Blog do Colucci / Maratona e o que é ser Maratonista? Tem regra?

Maratona e o que é ser Maratonista? Tem regra?

Quem navega pelas redes sociais e tem algum amigo corredor, está sendo bombardeado por fotos e imagens com textos de superação e muita emoção referente as recentes maratonas ocorridas no Brasil e no exterior no período.

De abril até o último domingo, aconteceram diversas MARATONAS, entre elas Boston, Paris, São Paulo, Montevidéu, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

A maioria das Maratonas são acompanhadas por corridas de outras distâncias que não são chamadas de Maratona mesmo acontecendo dentro das Maratonas.

São corridas, corridas de rua, cada uma com sua distância podendo ser de 5 kms, 10 kms, 15 kms e até a de 21kms 097 metros que tem o nome de batismo de MEIA MARATONA por ser a distância da metade da Maratona.

Então, para a próxima aula, a chamada oral e a prova escrita serão sobre:

  • O que é Maratona?
  • Qual a distância da Maratona?
  • Qualquer distância de corrida é uma Maratona?

Para ajudar os estudos, temos abaixo a definição do Wikipédia sobre o tema.

Maratona

Maratona é o nome de uma corrida realizada na distância oficial de 42,195 km, normalmente em ruas e estradas. Única modalidade esportiva que se originou de uma lenda, seu nome foi instituído como uma homenagem à antiga lenda grega do soldado ateniense Fidípides, um mensageiro do exército de Atenas, que teria corrido cerca de 40 km entre o campo de batalha de Maratona até Atenas para anunciar aos cidadãos da cidade a vitória dos exércitos atenienses contra os persas e morreu de exaustão após cumprir a missão.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

CURTA e FIQUE INFORMADO SEMPRE

Se você participou ou pretende participar de uma corrida com qualquer distância menor que os 42.195 metros, você está de parabéns por se exercitar, por praticar esporte, por correr, por ser um praticante do atletismo, mas não será um maratonista.

Se alguém contar para os amigos em comum que você correu uma Maratona de 5, 6 ou 10 kms, mude o assunto, desconverse ou pacientemente só explique que o nome Maratona é dado para a distância ESPECIFICA de 42.195 metros. Nem precisa entrar nos detalhes ou contar a lenda do Fidípedes. Mude o assunto.

Agora, se falarem que você correu a Maratona de São Silvestre. CONCORDE.

O tempo que você vai levar para explicar que essa famosa corrida tem somente 15 kms e que a imprensa brasileira que trabalha no plantão do último dia do ano está mais preocupada com a ceia do reveillon que em aprender sobre distâncias e nomes de corrida de rua será absurdamente maior e mais desgastante do que simplesmente concordar.

Outra dica importante sobre a corrida do Santo do último dia do ano é a resposta para a segunda pergunta que te farão quando o assunto vier a tona. A primeira pergunta é se você já correu a Maratona de São Silvestre(resposta acima) e a segunda é:

  • Qual a posição que você chegou?

Responda calmamente que você foi o segundo colocado(a) ou terceiro(a) e que só perdeu porque o queniano(a) subiu a Brigadeiro com ajuda de rodinhas. Na sequência pergunte se a pessoa lembra do sinal que você fez quando subiu no pódio.

Pronto, essa maratona estará resolvida, sem stress ou chateação e com muitas risadas.

Ser maratonista

Ao pé da letra, bem didático e sem medo de errar, MARATONISTA é toda e qualquer pessoa que COMPLETA a distância oficial de uma MARATONA não importando o tempo que levou desde que o pórtico de chegada esteja ainda registrando os concluintes.

TODOS que completam uma Maratona são Maratonistas por definição, assim como todos que concluem uma faculdade de jornalismo são chamados de jornalistas, todos que são aprovados pelo DETRAN são chamados de Motoristas.

Algumas pessoas “pregam” pelas redes sociais que para ser maratonista precisa ter algum tipo de “performancesub alguma coisa ou sei lá o que. ISSO NÃO EXISTE!!!

Assim como existem jornalistas muito bons e outros nem tão bons assim, também existem os péssimos e até os que não exercem, os motoristas também tem os bons, os mais ou menos e tem até aqueles que são sem nunca ter sido, que tiram a carteira mas não tem coragem de dirigir.

Para ser maratonista não existe essa de bom ou ruim, todos que chegam depois do campeão da prova serão identificados e premiados com a mesma medalha. E ao mesmo tempo que todos são perdedores da disputa geral, todos são campeões da disputa pessoal.

A grande maratona a ser vencida é a do corredor com ele mesmo. Vencer a distância, vencer o corpo e a mente e cruzar o pórtico de chegada no tempo que for da melhor forma possível.

publicidade

 

É CLARO que qualquer um pode ser um maratonista, é claro também que isso NÃO muda em nada a vida de ninguém, ninguém será melhor que ninguém pelo simples fato de ter completado uma maratona, e é nesse momento que TODOS devem usar a inteligência e o bom senso de NÃO SER MARATONISTA simplesmente porque tá na moda correr e essa distância é a mais IMPONENTE de todas.

SEJA inteligente! Só se inscreva em uma MARATONA se tiver  certeza que vai poder se dedicar aos treinos, aos intermináveis, cansativos e dolorosos treinos para poder encarar a distância no grande dia. Os famosos longões são realmente LONGOS!!!

Só entre em uma MARATONA quando tiver a certeza de ter feito o melhor nos treinos, quando estiver com a cabeça tranquila para saber que a pior parte já passou, que largar em uma prova dessa distância tem que ser para se divertir e curtir cada km, o sofrimento tem que ser nos treinos. O dia da prova é o dia do GRAND FINALE, de buscar a recompensa pelo esforço de tanto treinamento.

Seja um Maratonista sem se importar com tempo de conclusão, mas seja um maratonista inteligente e sofra o mínimo possível no grande dia.

Agora, o mais importante de tudo para quem pretende mudar a categoria de corredor para MARATONISTA é:

  • SEMPRE procure um profissional da área esportiva e principalmente  da área médica. É fundamental fazer exames para testar a saúde antes de se aventurar nesse novo rótulo.

SER MARATONISTA é muito mais que ser veloz ou ser SUB qualquer coisa, ser maratonista é saber viver a vida na velocidade que ela permite, curtindo cada km, parando se necessário for para fazer ainda melhor.

Vamos correr com inteligência, com saúde e com muita alegria. Sem perder tempo com rótulos ou hashtags. Superação não é completar uma maratona, Superação é acordar todos os dias para ser feliz.

SE GOSTOU OU CONCORDA, COMPARTILHE!!!

Deixe seu comentário abaixo!!

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL YOUTUBE

 

 

 

 

publicidade

Veja também:

SP City Marathon 2017 – padrão internacional #SQN

QUER SABER ANTES PARA NÃO FICAR DE FORA?

AVISE-ME das NOVIDADES

SempreCorrendo.com.br

Veja também:

Especial Maratona do Rio

Especial Maratona de SP

A cabeça. Essa é a grande força em uma maratona (a de 42kms195 metros e não a de 6kms). Tanta coisa deu errado nas vésperas da #maratonadorio que a falta de treino era o menos importante. Toda a programação foi alterada, correria e total desprendimento com o possível resultado da prova. Plano A era chegar no Aterro. Plano B era economizar o BILHETE ÚNICO. Objetivo era curtir o maior número de kms e registrar belas imagens no caminho, de preferência inteiro. Após filmar 10 intermináveis minutos da largada foi a hora de esvaziar a bexiga e partir para a prova. Largar atrás estraga a foto do relógio de chegada, mas dá um ânimo de super-herói ao ultrapassar todos os corredores que estão na frente sem fazer muita força. A parte ruim são as afuniladas e estreitamentos de pista, mas nada que comprometa quem não está com pressa. Desde o início quem conduziu tudo foi a cabeça, fazendo contas, encontrando amigos, tirando fotos e administrando possíveis dores. O 🌞 brilhando era o combustivel, o percurso sempre lindo era a motivação e a vontade de terminar curtindo o impulso. Até o km 34 tudo perfeito, parecendo um reloginho, no 35 a possibilidade de aparecerem cãibras fez mudar a passada e não olhar mais para os lados, ver os outros se arrastando não é a melhor visão para o momento. Apoiar e ser apoiado nesse momento é a forma de não lembrar quantos kms faltam e seguir. Se aparecessem dores, o caminho certo era deixar a corrida e voltar devidamente treinado. As dores não passaram nem perto, o funil de chegada é sempre uma grande festa e assim, comemorando e curtindo conclui a #maratonadorio com muitas fotos(em breve no ar) e conquistei a bela medalha dos 15 anos da prova. Foram 13 minutos assistindo a largada e 3:44:01 correndo, com uma parada de 10' para amarrar o cadarço ainda no km 10. Nem em sonho esperava uma corrida tão agradável e controlada. O melhor de tudo foi poder aproveitar aquela BASE do início do ano. O arrependimento foi não ter conseguido manter os treinos nesses 2 meses. Hora de arrumar um objetivo para o próximo semestre. Obrigado @adrianobastosdisney pelo início do ano. Vou tentar voltar para a planilha. Acabou o espaço 😂😂😂

A post shared by Antonio Colucci (@colucci_antoniocolucci) on

Os pés que te carregam para a linha de chegada. – Foto 2- Correr uma maratona(42kms195metros e não 6kms) é algo digno de se perder a cabeça. Se nao treinar adequadamente para o grande dia, a única certeza é que o sofrimento nas pernas e pés chegará, só esperar em qual km será cobrada a conta. Depois da #maratonaSP em 09/04 quando estando bem treinado paguei o preço por não ter dormido na véspera, simplesmente não consegui voltar aos treinos. Um pouco por falta de paciência e um muito por falta de tempo. O desânimo foi tanto que até hoje ainda não agradeci o #adrianobastos pelo treinamento do início do ano, da base e dos longos para a prova paulista. Para piorar chegou o frio e aí que não teve mais jeito de treinar. As planilhas ficaram me esperando, corri 2 provas rápidas de 10kms que no frio ficaram ainda mais lentas e desanimadoras. A única alegria no período foi a vitória com a equipe no #Desafio28praias onde corri pouco e pior que as edições anteriores tbm com vitória. Os pés sempre estiveram bem, as pernas tbm muito bem cuidadas pela equipe @Fisionoesporte não deram trabalho mesmo não atingindo os objetivos. Duvido que tenha lido até aqui…. se leu …. continua na próxima foto… a cabeça. #SempreCorrendo #maratonadorio #teamtomtombr #TeamSempreTomTomCorrendo #Fisionoesporte Nos pés o @filabr #kr3

A post shared by Antonio Colucci (@colucci_antoniocolucci) on

CADASTRE-SE em SempreCorrendo.com.br

AVISE-ME das NOVIDADES

SempreCorrendo.com.br

Sobre Antonio Colucci

Um corredor que escreve, 'RunPorter' e Pai do Diego. Correndo desde 2004; Escrevendo desde 2007; Pai do Diego desde 2008; Maratonista desde 2009.

Veja também

Circuito Cidades Paulistas 7 – GRÁTIS – Pq Vila lobos

O Circuito Cidades Paulistas – Etapa São Paulo  acontecerá dia 28/07/2019 nos parques Vila Lobos/Cândido …

Um comentário

  1. Parabéns Colucci por mais uma maratona em sua vida e principalmente por conseguir reunir neste texto diversos tópicos importantes. O seu olhar perante a corrida é diferenciado 😊
    Parabéns!

Concorra inscrições de provas, camisetas e brindes.

Cadastre-se na nossa newsletter e saiba de tudo .

Obrigado! Foi enviado um email de confirmação para você.