quinta-feira , 29 outubro 2020
Live SC topo

Publicidade

Ínicio / Blog do Colucci / Pode correr no Isolamento Social? Doping Social ou virtual?

Pode correr no Isolamento Social? Doping Social ou virtual?

BLOG DO COLUCCI – por @anton10colucci
* as ideias contidas nesse espaço representam o autor, e também o Portal SempreCorrendo.

Hoje é 1º de abril de um ano louco.

Essa semana eu ficaria sem correr no aguardo da 26ª Maratona de SP, minha 9ª ou 10ª vez nos 42kms da minha cidade, porém não haverá prova, nem essa é nem nenhuma tão cedo, estamos em um momento delicado para a saúde, para a economia e para os esportes.

Estou há quase 20 dias sem correr e não me faz falta.
Não pelo exercício, o suor, a liberação da endorfina, o prazer de correr.

Esses fazem falta, mas são substituídos por uma atividade indoor com menus cães e com minha família.

Confesso que é bem legal e menos cansativo que correr Kms e Kms.

Estamos parados em prol do coletivo. Nada (por enquanto) impede de sair e fazer um exercício na rua, mas POR QUE só eu? Por que eu sou melhor que os outros?
Estamos vivendo um momento de dúvidas e incertezas onde ninguém tem a solução e todos tem seus achismos, suas verdades e a necessidade de explanar sua ignorância(ignorante é aquele que ignora algo, não é uma ofensa, é uma constatação) e muitas vezes até uma certa arrogância.

Por esses motivos além de não estar correndo, tenho evitado de postar nas redes.
Um momento de procurar a paz não merece ser interrompido por pessoas donas da razão.
Eu não vou me intrometer na vida dos outros e gostaria que não viessem dar pitaco na minha.

Hoje começa abril, um mês que adoro, mas que ultimamente tem tentado mudar esse meu gosto, e já começa no ritmo total da bagunça, realmente querendo ser esquecido antes de começar.

Eu pensei em PULAR esse abril, voltar TALVEZ em maio, talvez.

Com certeza seria um pulo eterno, um encerramento das atividades impulsionado pelo atual momento, então para não parar de vez, é melhor RECOMEÇAR agora no dia 1º.

Pensando nesse momento tão estranho, nas conversas com amigos corredores, o assunto sempre é: correr ou não correr nesse período?

Eu não pretendo correr, não tenho uma prova alvo, ou melhor… Tenho várias, mas NINGUÉM SABE quando ou se acontecerão, o calendário está maluco, tudo encavalado no segundo semestre e nenhuma certeza que acontecerão, e essa não é uma exclusividade do Brasil, o MUNDO PAROU. As majors estão todas coladinhas umas nas outras. Será que acontecerão?

Eu digo para os amigos que se exercitar ao ar livre é ótimo, ficar no sol é maravilhoso e faz bem à saúde, mas correr nas ruas já trás riscos desnecessários, riscos que não preciso correr, e principalmente não preciso me mostrar melhor que ninguém.

Se existe uma recomendação, uma regra, a melhor coisa é segui-la.

Estava tentando buscar um comparativo para a situação, pensei em vários, a maioria ilegal o que poderia descaracterizar a comparação. Afinal ninguém sai por aí anunciando ou defendendo coisas ilegais ou fora da lei.

Mas, existe uma comparação bem fácil e tudo a ver com o momento atual.
Não é proibido, muitos fazem, muitos sabem que esses muitos fazem e alguns desses ainda defendem tal pratica, não publicamente, mas em rodas de conversa ou mesmo aconselhando seus amigos, ensinando como fazer parte do meio, do grupo.

Se fosse ilegal eu poderia estar falando sobre o doping, mas esse quem faz uso não defende e ainda nega  até mesmo quando é pego na contraprova.

Mas é um outro tipo de doping, um tipo de doping que não é proibido, o doping social das redes, a compra dos seguidores, o uso de robozinhos e artifícios para conseguir um número de seguidores e curtidas e parecer uma pessoa muito conhecida nas redes.

É aquela mentira que todos sabem que existe, juram que não usam, mas buscam os benefícios pessoais ludibriando pessoas.

Mas o que isso tem a ver com correr ou não correr?

– Correr está proibido?
– Não
– Se você sair para correr vão te prender?
– Não, mas você pode ser hostilizado por pessoas ainda mais sem noção.
– A corrida vai fazer bem para minha imunidade.
– Sim, se você souber dosar a intensidade, caso contrário pode baixar e muito sua imunidade.
– Se eu postar o treino vou incentivar outros a fazerem e ainda conseguir defensores e uma plateia para me apoiar, afinal não vou cuspir ou ter contato com ninguém.

– Comprar ou automatizar seguidores/curtidas é proibido?
– Não
– Se você comprar/automatizar vão te prender?
– Não, mas vc pode ser hostilizado ou mesmo não atingir seu objetivo de fama.

Não são atividades proibidas, uma a pessoa faz para conseguir o apoio e aprovação dos outros, e a outra faz para parecer que já tem essa aprovação em tudo e de todos, daquela multidão de fãs(invisíveis/fakes).

Se eu tiver um problema correndo e precisar de um atendimento posso dessa forma tirar a vaga de alguém que tenha uma necessidade maior.  Ou, se porventura nessa corridinha saudável o vírus conseguir me acompanhar, levarei ele para casa junto da família.

– É gostoso correr?
– Eu gosto muito e consigo ficar sem correr sem problemas se for por um bom motivo.

Para não alongar muito, eu desafio os defensores de sair para correr que saiam, mas que não liguem seus GPS’s, seus aplicativos e nem utilizem os telefones para fotos e vídeos, que não postem nas redes suas conquistas, superações e verdades absolutas em busca dos likes e kudos.

Nesses casos, correr sem aplicativos, registros ou postagens eu acredito e incentivo que a corrida é uma necessidade vital.

Em todos os outros só vejo aquela necessidade de aparecer, de viver dos likes/kudos e seguidores comprados ou falsos.

Pode começar abril, o mês que já começa com o dia da mentira fica difícil de seguir acompanhando tantas.

Não é proibido correr, por enquanto, eu só não vou correr na rua por uma questão de BOM SENSO, ou melhor, de RESPEITO pelos profissionais que estão encarando de frente essa situação tão maluca. A única forma que tenho para ajudá-los é diminuindo o trabalho deles.

#VaiPassar

Assine o Canal SempreCorrendo no Youtube

 em http://youtube.com/semprecorrendo

QUER SABER ANTES PARA NÃO FICAR DE FORA?
AVISE-ME das NOVIDADES

 

 

Sobre Antonio Colucci

Um corredor que escreve, 'RunPorter' e Pai do Diego. Correndo desde 2004; Escrevendo desde 2007; Pai do Diego desde 2008; Maratonista desde 2009.

Veja também

NIKE AIR ZOOM TEMPO NEXT%

Nesta quarta-feira, 16 de setembro de 2020, chega o novo NIKE AIR ZOOM TEMPO NEXT% …

Concorra inscrições de provas, camisetas e brindes.

Cadastre-se na nossa newsletter e saiba de tudo .

Obrigado! Foi enviado um email de confirmação para você.